Mundo

Primeiro avião civil, em mais de um ano, aterrissa em Alepo

O primeiro avião civil em mais de um ano aterrissou no aeroporto da cidade síria de Alepo


	Vista da cidade de Alepo, na Síria: aparelho aterrissou nas instalações aeroportuárias depois que "o Exército restaurou a estabilidade", segundo televisão
 (Javier Manzano/AFP)

Vista da cidade de Alepo, na Síria: aparelho aterrissou nas instalações aeroportuárias depois que "o Exército restaurou a estabilidade", segundo televisão (Javier Manzano/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de janeiro de 2014 às 12h16.

Beirute - O primeiro avião civil em mais de um ano aterrissou nesta quarta-feira no aeroporto da cidade síria de Alepo, no norte do país, depois que as autoridades restabeleceram a segurança em seus arredores, informaram os meios de comunicação oficiais sírios.

O aparelho aterrissou nas instalações aeroportuárias, situadas ao sudeste da cidade, depois que "o Exército restaurou a estabilidade", precisou a televisão síria.

A rede acrescentou que se estão sendo realizadas obras no aeroporto para reparar "o dano causado pelos ataques dos terroristas".

Embora o aeroporto sempre esteve sob controle do regime desde o início do conflito em março de 2011, os rebeldes se encontravam em suas imediações e tomaram há um ano a base 80, que no passado foi sede da brigada governamental encarregada de proteger as instalações.

No entanto, em 10 de novembro, as forças armadas conseguiram expulsar os insurgentes de dita base e lançaram uma operação para jogá-los em outras zonas dos arredores.

Aleppo, a maior população do norte da Síria, foi alvo de uma grande ofensiva dos rebeldes no final de julho de 2012 e de outras operações importantes posteriores, o que permitiu dominar amplas áreas da cidade, embora não tenham conseguido tomar o controle total da urbe.

Acompanhe tudo sobre:AeroportosAviõesSetor de transporteSíriaTransportesVeículos

Mais de Mundo

Eleição na Venezuela: Urnas fecham com atraso e oposição pede que eleitores acompanhem contagem

Eleições na Venezuela: compare os planos de governo de Nicolás Maduro e Edmundo González Urrutia

Maduro convoca apoiadores para mobilização de votos de última hora

Venezuelanos protestam em Miami por não poderem votar nas eleições de seu país

Mais na Exame