Mundo

Venezuela recebe primeiro carregamento de ajuda humanitária

Na semana passada, o presidente Nicolás Maduro negociou com a Cruz Vermelha a entrada de ajuda humanitária no país

Venezuela: a ajuda humanitária inclui medicamentos e suprimentos médicos (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

Venezuela: a ajuda humanitária inclui medicamentos e suprimentos médicos (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 16 de abril de 2019 às 11h22.

Última atualização em 16 de abril de 2019 às 15h25.

Caracas — Uma primeira remessa de ajuda humanitária encaminhada pela Federação da Cruz Vermelha chegou à Venezuela, nesta terça-feira, proveniente do Panamá, disseram um representante da organização e um deputado venezuelano.

Mario Villarroel, presidente da Cruz Vermelha da Venezuela, acrescentou em um vídeo divulgado pela organização em sua conta no Twitter que suprimentos médicos, geradores de energia e remédios que "serão distribuídos a diversos hospitais" entraram no país sul-americano.

O envio da ajuda e os prazos de entrega serão definidos pela Cruz Vermelha, acrescentou o deputado Miguel Pizarro na sede administrativa do Congresso da Venezuela.

"A ajuda de várias filiais nacionais da Cruz Vermelha estava no Panamá. Este é o primeiro envio, e outros aviões vêm nos próximos dias", disse o parlamentar, dizendo que "esta ajuda entra sem interferência" por parte do governo do presidente Nicolás maduro.

Na primeira leva, chegaram cerca de 14 geradores de energia de 6.500 kilowatts cada um, 5 mil litros de água destilada e três centros cirúrgicos com capacidade para atender 10 mil pessoas cada, além de outros insumos que não foram detalhados pelas autoridades.

Em fevereiro, o chefe do Congresso, Juan Guaidó, que invocou a Constituição para se proclamar presidente interino, tentou sem sucesso conseguir o ingresso de ajuda humanitária através da fronteira.

Em 29 de março, a Federação Internacional da Cruz Vermelha anunciou a distribuição de remédios e equipamentos médicos depois de realizar reuniões com instituições do Estado, organizações sociais, humanitárias e políticas.

Acompanhe tudo sobre:Cruz VermelhaNicolás MaduroVenezuela

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia