Mundo

Presidentes iraniano e francês vão se encontrar na terça

Organizada a pedido do presidente iraniano, a reunião será focada na crise síria e no programa nuclear de Teerã, segundo fontes próximas à presidência francesa


	Hassan Rohani: em reportagem publicada no Washington Post, presidente iraniano disse que seu governo está "pronto para facilitar o diálogo" na Síria entre regime e oposição
 (Getty Images)

Hassan Rohani: em reportagem publicada no Washington Post, presidente iraniano disse que seu governo está "pronto para facilitar o diálogo" na Síria entre regime e oposição (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de setembro de 2013 às 18h22.

A presidência francesa anunciou nesta sexta-feira a realização de uma reunião bilateral entre François Hollande e o presidente iraniano, Hassan Rohani, na próxima terça-feira em Nova York, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Organizada a pedido do presidente iraniano, a reunião será focada na crise síria e no programa nuclear de Teerã, segundo fontes próximas à presidência francesa.

"O que desejamos é um compromisso pleno do Irã, bem como o de outros países, com a busca de uma verdadeira transição política na Síria", indicaram.

Nesta sexta-feira, o ministério francês das Relações Exteriores disse que acredita que o Irã está muito envolvido com o regime sírio para ser um mediador confiável na crise da Síria.

"Não vejo como um país tão envolvido nesta crise ao lado de uma das partes, do regime sírio, possa ser um mediador que, por definição, deve ser neutro e ter posições equidistantes entre as partes em conflito", acrescentou.

Em uma reportagem publicada na quinta-feira no site do jornal americano Washington Post, o presidente iraniano, Hassan Rohani, disse que seu governo está "pronto para facilitar o diálogo" na Síria entre o regime e a oposição.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaFrançois HollandeHassan RohaniPolíticos

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame