Mundo

Itália dissolve parlamento após renúncia de Monti

Presidente italiano dissolveu hoje o parlamento depois da renúncia de Mario Monti nessa sexta-feira. Eleição é esperada para 24 de fevereiro


	Mario Monti: renúncia alguns meses antes do fim do mandato após seu governo perder apoio do centro-direitista Partido Povo da Liberdade, de Silvio Berlusconi
 (AFP/Thierry Charlier)

Mario Monti: renúncia alguns meses antes do fim do mandato após seu governo perder apoio do centro-direitista Partido Povo da Liberdade, de Silvio Berlusconi (AFP/Thierry Charlier)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de dezembro de 2012 às 13h53.

Roma - O presidente da Itália dissolveu o parlamento neste sábado, depois da renúncia do primeiro-ministro do país, Mario Monti, pavimentando o caminho para uma eleição nacional em fevereiro.

"Eu acabei de assinar o decreto pela dissolução do parlamento", disse o presidente Giorgio Napolitano a jornalistas após consultar líderes políticos.

Monti renunciou na sexta-feira, alguns meses antes do fim de seu mandato, após seu governo perder o apoio do centro-direitista Partido Povo da Liberdade, de Silvio Berlusconi.

A data da eleição, amplamente esperada para 24 de fevereiro, será decidida pelo gabinete de Monti, que permanece como premiê interino.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaItáliaPiigsUnião EuropeiaEleições

Mais de Mundo

Índia, Mercosul e mais: 6 planos da Europa para depender menos dos EUA

Queda de aprovação e risco de shutdown: como crise do ICE afeta Trump

Irã alerta para 'consequências destrutivas' se UE classificar Guarda Revolucionária como terrorista

Portugal apreende submarino com quase nove toneladas de cocaína vindo da América Latina