Mundo

Presidente do Peru troca influente ministro da Economia

Luis Castilla era o ministro mais antigo no gabinete do presidente, que o nomeou quando assumiu a Presidência no final de julho de 2011


	Ollanta Humala: presidente nomeou para o cargo o atual chefe de gabinete do Ministério, Alonso Segura
 (©AFP / str)

Ollanta Humala: presidente nomeou para o cargo o atual chefe de gabinete do Ministério, Alonso Segura (©AFP / str)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2014 às 09h12.

Lima - O presidente do Peru, Ollanta Humala, removeu repentinamente no domingo o ministro da Economia, Luis Castilla, o mais influente de seu gabinete, num momento em que a atividade econômica peruana sofre uma desaceleração por causa da fraca demanda externa.

Humala nomeou para o cargo o atual chefe de gabinete do Ministério, o economista Alonso Segura, em uma cerimônia na noite de domingo no Palácio do Governo.

Castilla era o ministro mais antigo no gabinete de Humala, que o nomeou quando assumiu a Presidência no final de julho de 2011, e era considerado o mais poderoso e mais próximo ao presidente e à primeira-dama, Nadine Heredia.

Ninguém no governo deu formalmente uma explicação para a mudança, apesar de Castilla ter sugerido que saía por razões pessoais e afirmar que não se distanciará do presidente.

A saída de Castilla ocorre após o Congresso aprovar com relutância em agosto uma remodelação do gabinete e depois de as pesquisas mostrarem que a aprovação popular ao governo de Humala caiu em setembro para apenas 25 por cento.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrise econômicaPeru

Mais de Mundo

Irã suspende os voos em todos os aeroportos do país

Voo com 229 repatriados do Líbano pousa na Base Aérea de São Paulo

Flórida declara estado de emergência, à espera de um 'grande furacão' na próxima semana

Defesa Civil de Gaza relata 21 mortos após ataque israelense em mesquita