Mundo

Presidente do Cazaquistão chegará a Cuba no sábado

Nazarbayev chegará em Havana durante a tarde e antes de sua reunião com Castro, espera-se que faça homenagem ao herói independentista cubano José Martí


	Nursultan Nazarbayev: em dezembro de 2015, Cuba e Cazaquistão assinaram um acordo de isenção de vistos de curta duração
 (Nicholas Kamm / AFP)

Nursultan Nazarbayev: em dezembro de 2015, Cuba e Cazaquistão assinaram um acordo de isenção de vistos de curta duração (Nicholas Kamm / AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de abril de 2016 às 11h04.

Havana - O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, chegará no sábado a Cuba em uma visita oficial que incluirá um encontro com seu colega cubano, Raúl Castro, informaram nesta sexta-feira veículos de imprensa oficiais da ilha.

Nazarbayev chegará em Havana durante a tarde e antes de sua reunião com Castro, espera-se que renda a tradicional homenagem ao herói independentista cubano José Martí, na emblemática Praça da Revolução da cidade, perto de onde se encontra a sede do governo do país caribenho.

De acordo com a biografia oficial divulgada hoje no jornal "Granma", o líder cazaque (1940) participou ativamente na política desde os anos 80 na antiga República Socialista do Cazaquistão, onde chegou a ser o primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista.

Desde 1990, Nazarbayev desempenha o papel de presidente da nação euroasiática, cargo para o qual foi reeleito em quatro ocasiões.

Nazarbayev é comandante em chefe supremo das Forças Armadas cazaques, presidente da Assembleia dos Povos do Cazaquistão, presidente do partido Nur Otan e do Conselho de Segurança desse país.

Em dezembro de 2015, Cuba e Cazaquistão assinaram um acordo de isenção de vistos de curta duração com o propósito de fortalecer o turismo e as relações econômicas bilaterais.

Antes, em outubro, o doutor em física nuclear Fidel Castro Díaz-Balart, primogênito do líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, visitou instalações científicas e técnicas do Cazaquistão para conhecer seu potencial no âmbito de energia nuclear e biotecnologia e explorar a possibilidade de cooperar nesse campo.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCazaquistãoCuba

Mais de Mundo

Republicanos exigem renúncia de Biden, e democratas celebram legado

Apesar de Kamala ter melhor desempenho que Biden, pesquisas mostram vantagem de Trump após ataque

A estratégia dos republicanos para lidar com a saída de Biden

Se eleita, Kamala será primeira mulher a presidir os EUA

Mais na Exame