Mundo

Presidente da Ucrânia muda comando militar

Poroshenko nomeou novo ministro da Defesa, em uma remodelação do comando dos militares que empreendem ofensiva contra separatistas pró-Rússia


	Petro Poroshenko, o presidente da Ucrânia: ele realizou uma remodelação do comando dos militares da Ucrânia
 (David Mdzinarishvili/Reuters)

Petro Poroshenko, o presidente da Ucrânia: ele realizou uma remodelação do comando dos militares da Ucrânia (David Mdzinarishvili/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2014 às 08h29.

Kiev - O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, nomeou um novo ministro da Defesa, em uma remodelação do comando dos militares que atualmente empreendem uma ofensiva contra separatistas pró-Rússia, apesar de iniciativas para a busca de um novo cessar-fogo.

Poroshenko disse a assessores na quarta-feira à noite que pretendia nomear Valery Heletey, de 46 anos, um general que chefia a segurança da administração parlamentar e da Presidência, para o lugar do ministro interino da Defesa, Mykhailo Koval, de acordo com seu website.

Ele também indicou o general Viktor Muzhenko, de 52 anos, um alto comandante da ofensiva militar contra os rebeldes, para o lugar de Mykhailo Kutsyn na chefia do Estado-Maior das Forças Armadas.

A expectativa é que Poroshenko busque o endosso da nomeação de Heletey na sessão parlamentar desta quinta-feira.

No entanto, o debate sobre propostas de "descentralização" para as regiões, como parte de seu plano de paz, enfrenta dificuldades, já que um importante parceiro de sua coalizão se opõe a essas alterações.

A reforma no comando militar se dá depois de Poroshenko ter rejeitado na segunda-feira à noite um novo cessar-fogo e ter decidido retomar uma ofensiva total contra os separatistas no leste da Ucrânia, região de língua russa onde os rebeldes estabeleceram "repúblicas populares" e anunciaram sua intenção de se unir à Rússia.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaExércitoRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Trump retoma campanha contra um Biden enfraquecido

Programa espacial soviético colecionou pioneirismos e heróis e foi abalado por disputas internas

Há comida nos mercados, mas ninguém tem dinheiro para comprar, diz candidata barrada na Venezuela

Companhias aéreas retomam gradualmente os serviços após apagão cibernético

Mais na Exame