Mundo

Presidente da França quer promover reforma constitucional

Para ele, é fundamental, por exemplo, extinguir a entrada automática de antigos chefes de Estado no Conselho Constitucional (CC)


	François Hollande: Hollande também pretende alterar o Artigo 67 da Constituição, que determina a imunidade para o presidente.
 (John Thys/AFP)

François Hollande: Hollande também pretende alterar o Artigo 67 da Constituição, que determina a imunidade para o presidente. (John Thys/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2013 às 11h48.

Brasília – O presidente da França, François Hollande, lançou hoje (8) a proposta de reformar a Constituição do país. Para ele, é fundamental, por exemplo, extinguir a entrada automática de antigos chefes de Estado no Conselho Constitucional (CC). De acordo com Hollande, a medida deve ser aplicada apenas “para o futuro”, sem atingir Valéry Giscard d'Estaing, Jacques Chirac e Nicolas Sarkozy.

O presidente do Conselho Constitucional, Jean-Lous Debré, disse aprovar a proposta de Hollande. O conselho foi criado em 1958 durante o governo de Charles de Gaulle e tem autoridade sobre as principais instituições francesas. Mas, para alguns analistas políticos, a permanência de ex-presidentes no órgão é um anacronismo.

Dominique Chagnollaud, jurista e professor de direito constitucional na Universidade de Paris 2, diz que a criação do conselho foi a fórmula encontrada por de Gaulle para dar uma saída honrosa para os ex-presidentes. Segundo ele, é importante reavaliar a composição do conselho.

Hollande também pretende alterar o Artigo 67 da Constituição, que determina a imunidade para o presidente. Nesse caso, o chefe de Estado só pode ser julgado por crimes cometidos antes ou depois de sua eleição.

Segundo Hollande, é importante ainda reavaliar a necessidade de melhorar as condições para o financiamento de campanhas presidenciais. Todas essas mudanças precisam da elaboração de um projeto de lei constitucional e submetê-lo ao Parlamento.

*Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPaíses ricosEuropaFrançaFrançois Hollande

Mais de Mundo

Trump diz estar confiante em vitória nas eleições diante da queda do desemprego nos EUA

Trump afirma que tem 'plano B' caso tarifas sejam bloqueadas pela Suprema Corte

Índia, Mercosul e mais: 6 planos da Europa para depender menos dos EUA

Queda de aprovação e risco de shutdown: como crise do ICE afeta Trump