Mundo

Presidente colombiano condecora ex-ministro Nelson Jobim

Jobim foi ministro da Defesa de julho de 2007 a agosto de 2011 e coincidiu com uma parte da época na qual Santos também foi titular da mesma pasta na Colômbia

Segundo destacou Santos, Jobim 'sempre foi claro para aproximar Colômbia e Brasil' (Antônio Cruz/ABr)

Segundo destacou Santos, Jobim 'sempre foi claro para aproximar Colômbia e Brasil' (Antônio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de março de 2012 às 17h02.

Bogotá - O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, condecorou nesta quinta-feira em Bogotá o ex-ministro da Defesa, Nelson Jobim, por ter servido à Colômbia durante sua gestão.

Santos outorgou a Jobim a Ordem de San Carlos, instituída em 1954 para honrar e enaltecer cidadãos nacionais ou estrangeiros que tenham se destacado por seus serviços à Colômbia, em particular no âmbito das relações exteriores.

Jobim foi ministro da Defesa de julho de 2007 a agosto de 2011 e coincidiu com uma parte da época na qual Santos também foi titular da mesma pasta na Colômbia.

Após entregar-lhe a condecoração, o presidente disse que foi Jobim quem propôs ao governo colombiano para que aderisse à União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

A Unasul foi criada em 2004 e tem como membros Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Paraguai, Suriname, Uruguai e Venezuela.

'Hoje somos secretários gerais (deste bloco)', ressaltou Santos em alusão à ex-chanceler colombiana María Emma Mejía, que assumiu o posto há um ano.

María Emma sucedeu o ex-presidente argentino Néstor Kirchner, que faleceu em outubro de 2010.

Segundo destacou Santos, Jobim 'sempre foi claro para aproximar Colômbia e Brasil'. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaMDB – Movimento Democrático BrasileiroMinistério da DefesaNelson JobimPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA