Hu Jintao, presidente chinês, lidera um terço da população mundial (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)
Da Redação
Publicado em 17 de novembro de 2010 às 14h50.
Yokohama - O presidente chinês, Hu Jintao, disse neste domingo que incertezas importantes permanecem sobre a recuperação econômica global e alertou que o protecionismo comercial "subiu notavelmente".
Em discurso durante o fórum da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec, na sigla em inglês), Hu também apontou para a necessidade de um crescimento balanceado para sustentar um crescimento de longo prazo.
Os Estados Unidos afirmam que a moeda da China está subvalorizada, dando ao gigante asiático vantagem nas exportações. Por sua vez, Pequim argumenta que a política de crédito fácil do Federal Reserve (o Banco Central norte-americano) visa a desvalorização do dólar para estimular as exportações e poderia desestabilizar outras economias.
Hu disse a outros líderes governamentais: "Como resultado da ação conjunta da comunidade internacional, a economia mundial está se recuperando lentamente. Apesar disso, a recuperação não está estabelecida com firmeza nem balanceada, e existem incertezas importantes."