Mundo

Premiê da Austrália renova gabinete após crise de liderança

O veterano político Bob Carr substituirá Rudd como titular da Chancelaria australiana

Gillard foi reeleita na última segunda-feira como líder trabalhista em uma votação na qual derrotou Rudd (Getty Images)

Gillard foi reeleita na última segunda-feira como líder trabalhista em uma votação na qual derrotou Rudd (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de março de 2012 às 10h30.

Sydney - A primeira-ministra australiana, Julia Gillard, renovou nesta sexta-feira seu gabinete após derrotar na última segunda o ex-ministro das Relações Exteriores Kevin Rudd em uma votação para solucionar a crise de liderança no seio do Partido Trabalhista.

Em entrevista coletiva, Gillard anunciou que o veterano político Bob Carr, outrora chefe do Governo de Nova Gales do Sul (1995-2005), substituirá Rudd como titular da Chancelaria australiana.

Carr também assumirá a cadeira no Senado que foi deixada por Mark Arbib, um dos aliados de Rudd e que renunciou ao seu cargo como legislador e ministro de Esportes após a votação de segunda-feira.

Gillard também indicou que o ministro do Comércio, Craig Emerson, seguirá como ministro interino das Relações Exteriores até que Carr assuma seu cargo no Senado.

A primeira-ministra mantém em seus postos o tesoureiro federal, Wayne Swan, e a procuradora-geral, Nicola Roxon, assim como os titulares de Imigração, Chris Bowen, e Defesa, Stephen Smith.

Além disso, Robert McClelland, outro dos legisladores que expressaram publicamente sua simpatia por Rudd, deixará o cargo de ministro de Gestão de Emergências.

Gillard foi reeleita na última segunda-feira como líder trabalhista em uma votação na qual derrotou Rudd, a quem desbancou dos cargos de líder do partido e de primeiro-ministro em 2010.

Rudd renunciou em 22 de fevereiro ao cargo de ministro das Relações Exteriores desde Washington por considerar que perdera a confiança de Gillard e por ataques de alguns de seus correligionários. 

Acompanhe tudo sobre:AustráliaCrise políticaGovernoPaíses ricos

Mais de Mundo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente