Mundo

Premiê britânico organiza reunião para discutir racismo no futebol inglês

Além de incidentes entre atletas, torcedores foram detidos nas últimas semanas por entoarem cânticos racistas e escrevem comentários contra jogadores nas redes sociais

Futebol (Melinda Nagy/Dreamstime.com)

Futebol (Melinda Nagy/Dreamstime.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de fevereiro de 2012 às 14h00.

Londres, 12 fev (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, receberá nesta semana representantes do mundo do futebol para falar sobre o racismo no esporte, no qual ultimamente aconteceram vários polêmicos incidentes entre atletas.

Segundo o jornal 'The Sunday Telegraph', Cameron se reunirá em sua residência oficial em Londres com diretores da Federação Inglesa de Futebol (FA) e representantes de jogadores, em uma tentativa de limpar a reputação do esporte mais popular do país.

De acordo com o periódico, há no Governo o temor que os últimos incidentes de racismo, nos quais estiveram envolvidos o atacante Luis Suárez, do Liverpool, e o zagueiro John Terry, do Chelsea, prejudiquem a imagem do Reino Unido às vésperas dos Jogos Olímpicos.

Suárez, que cumpriu oito partidas de suspensão por insultar o francês Patrice Evra, do Manchester United, se negou a cumprimentar o lateral-esquerdo no reencontro entre os dois, neste sábado, num episódio que repercutiu negativamente em todo o mundo e levou o uruguaio a se desculpar.

Por sua vez, Terry será julgado em julho deste ano por supostamente ter insultado Anton Ferdinand, do Queen Park Rangers, durante uma partida pelo Campeonato Inglês em 23 de outubro do ano passado.

À espera do desfecho do caso, Terry foi destituído do posto de capitão da seleção da Inglaterra, decisão que nesta semana fez com que o técnico Fabio Capello pedisse demissão do 'English Team'.

Além disso, vários torcedores foram detidos nas últimas semanas por entoarem cânticos racistas em público ou escrevem comentários do tipo contra jogadores nas redes sociais.

Acompanhe tudo sobre:EsportesFutebolPreconceitosRacismo

Mais de Mundo

Morte de presidente do Irã não deve gerar revolução, mas disputa silenciosa, diz especialista

EUA: Yellen pedirá a aliados europeus para atuar de modo conjunto nas sanções contra a Rússia

Julgamento de Trump entra em fase final, em meio a suspense sobre seu testemunho

Tensão entre Milei e Sánchez, primeiro-ministro da Espanha, se desdobra em crise diplomática

Mais na Exame