Mundo

EUA: Yellen pedirá a aliados europeus para atuar de modo conjunto nas sanções contra a Rússia

Secretária do Tesouro pretende discutir no G7 planos para descongelar os valores de ativos russos imobilizados em benefício da Ucrânia

Janet Yellen, secretária do Tesouro dos Estados Unidos (Alex Wong/Getty Images)

Janet Yellen, secretária do Tesouro dos Estados Unidos (Alex Wong/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 20 de maio de 2024 às 15h03.

Tudo sobreEstados Unidos (EUA)
Saiba mais

A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, pedirá para aliados da União Europeia (UE) que trabalhem em colaboração com autoridades americanas para eliminar as formas da Rússia de evadir sanções econômicas e para garantir apoio à Ucrânia no médio a longo prazo. Os comentários estão em discurso preparado para evento em Frankfurt, na Alemanha.

Yellen voltou a mencionar planos para descongelar os valores de ativos russos imobilizados em benefício da Ucrânia, que pretende discutir na reunião do G7 nesta semana.

A secretária do Tesouro também pedirá colaboração para "aumentar a segurança em outros contextos", citando o Oriente Médio. Yellen critica particularmente o "apoio do Irã ao terrorismo", incluindo por meio de materiais militares. "Estamos encorajados pelo fato de nossos aliados europeus também terem agido de forma decisiva após o ataque do Irã à Israel em abril", afirma.

"Mostramos que quando um ditador ameaça nosso povo, nossas economias e a ordem baseada em regras, nós não recuamos. Nossos países ajudaram a construir e fortalecer essa ordem por décadas e vamos defendê-la em conjunto", comenta a autoridade.

Acompanhe tudo sobre:Janet YellenEstados Unidos (EUA)Rússia

Mais de Mundo

FMI aprova crédito de US$ 800 milhões para Argentina

Dona da Jeep e Fiat critica taxas contra China e diz que vai lutar para "permanecer competitiva"

G7 acerta empréstimo de US$ 50 bilhões para reconstrução da Ucrânia

Trump promete nova redução de impostos corporativos se eleito

Mais na Exame