Mundo

Prefeito é denunciado por aplicação irregular de recursos

De acordo com a denúncia, o prefeito de Monte Alegre, Jardel Vasconcelos Carmo, aplicou irregularmente recursos públicos

Prioridade em processos judiciais (GETTY IMAGES)

Prioridade em processos judiciais (GETTY IMAGES)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2011 às 17h08.

São Paulo - O Ministério Público Federal denunciou o prefeito da cidade paraense de Monte Alegre, Jardel Vasconcelos Carmo, e o administrador Carlos Eduardo Aires de Mendonça por irregularidades na aplicação de recursos do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF).

De acordo com a denúncia, a prefeitura promoveu licitação para contratar mão de obra para a construção da 1ª etapa da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Diogo. A vencedora foi a sociedade empresária Santarém Engenharia Ltda. (Saneng), administrada por Carlos Eduardo Aires de Mendonça, mediante proposta de R$ 46.844,00 que, na ocasião, foi considerada a de menor preço.

O início das obras foi autorizado após a assinatura do contrato, que previa o pagamento dos serviços depois da apresentação de boletim de medição ao término de cada etapa, e vistoria por agentes da prefeitura. Entretanto, o prefeito teria ordenado o pagamento de R$ 23.422,00 à Saneng sem que houvesse prova da prestação dos serviços.

Após fiscalizações no município, a Controladoria-Geral da União (CGU) informou ter constatado que as obras da Escola São Diogo encontravam-se inacabadas e paralisadas. O órgão constatou também grande quantidade de materiais de construção sob risco de perecimento no depósito da Prefeitura.

O Ministério Público Federal pediu ao Tribunal Regional Federal o recebimento da denúncia e a condenação dos acusados por crime de responsabilidade.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoEscândalosFraudesJustiçaPolíticaProcessos judiciais

Mais de Mundo

Incêndio florestal na Califórnia destruiu área maior do que a de Los Angeles

Blinken preocupado com 'ações provocativas' da China nas imediações de Taiwan

Após críticas de Trump, FBI confirma que ele foi ferido por uma bala

Exército de Israel ordena novas evacuações no sul de Israel

Mais na Exame