Mundo

Preços dos alimentos subiram ligeiramente em junho

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação, a alta de 1% está relacionada ao forte aumento dos preços internacionais do açúcar

Segundo o informe, a tensão no mercado de milho mantém-se devido à oferta escassa em 2010 e ao clima adverso nos Estados Unidos
 (Jay Directo/AFP)

Segundo o informe, a tensão no mercado de milho mantém-se devido à oferta escassa em 2010 e ao clima adverso nos Estados Unidos (Jay Directo/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de julho de 2011 às 11h53.

Roma - O índice dos preços dos alimentos subiu 1% em junho, segundo as estimativas divulgadas nesta quinta-feira pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

"O principal motivo da subida foi um forte aumento dos preços internacionais do açúcar", ressalta a agência especializada.

O preço do açúcar subiu 14% entre maio e junho, alcançando uma média de 359 pontos, 15% menos que o recorde de janeiro, sustenta o informe.

"Está previsto que a produção no Brasil, o maior produtor mundial de açúcar, caia abaixo do nível do ano passado", ressalta a FAO.

A tensão no mercado de milho mantém-se devido à oferta escassa em 2010 e ao clima adverso nos Estados Unidos, indica a agência internacional, cuja sede central encontra-se em Roma.

Os preços do arroz subiram em sua maioria em junho, reflexo de uma forte demanda de importação e da incerteza sobre os preços à exportação na Tailândia, o maior exportador mundial de arroz.

O índice da FAO para os preços de produtos lácteos obteve uma média em junho de 232 pontos, praticamente sem mudanças em relação aos 231 pontos de maio.

A carne obteve uma média de 180 pontos, ligeiramente superior em relação a maio, com a carne de frango que subiu 3% e alcançou um novo recorde, enquanto os preços da carne de porco baixaram ligeiramente.

Acompanhe tudo sobre:acucarAlimentaçãoAlimentosCommoditiesMilhoONUPreçosTrigo

Mais de Mundo

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos

China amplia isenção de visto para turistas de nove países, incluindo Coreia do Sul e Noruega