Mundo

Preços ao consumidor na zona do euro sobem mais, mas confiança cai

Bruxelas - A inflação da zona do euro acelerou em maio, enquanto a confiança econômica diminuiu fortemente, em parte devido a uma revisão de metodologia, segundo pesquisas divulgadas nesta segunda-feira. A agência de estatísticas Eurostat informou que os preços ao consumidor subiram 1,6 por cento sobre maio de 2009, acima da alta anual de 1,5 por […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de maio de 2010 às 07h35.

Bruxelas - A inflação da zona do euro acelerou em maio, enquanto a confiança econômica diminuiu fortemente, em parte devido a uma revisão de metodologia, segundo pesquisas divulgadas nesta segunda-feira.

A agência de estatísticas Eurostat informou que os preços ao consumidor subiram 1,6 por cento sobre maio de 2009, acima da alta anual de 1,5 por cento apurada em abril. O dado é preliminar e não inclui a comparação com o mês imediatamente anterior. O Banco Central Europeu (BCE) tem como meta manter a inflação abaixo e próxima de 2 por cento no médio prazo.

Em outro relatório, a Comissão Europeia informou que a confiança econômica da zona do euro caiu para 98,4 em maio, ante 100,6 em abril. "Os últimos desenvolvimentos do índice são influenciados por mudanças na classificação de atividades econômicas implementadas em maio", disse a Comissão em nota.

"Análises internas indicam que a mudança afetou o nível, tornando a interpretação mais difícil. A mudança de nível não afetou, no geral, a direção da variação (do índice), apenas sua magnitude." O componente de confiança da indústria recuou para menos 6 neste mês, comparado a menos 7 em abril. No setor de serviços, houve queda para mais 3, ante mais 6.

A confiança entre os consumidores arrefeceu para menos 18 em maio, contra menos 15 em abril. No varejo, o índice caiu para menos 5, contra menos 1 antes.

Leia outras notícias sobre a União Europeia

Acompanhe tudo sobre:ConfiançaEuropaInflaçãoPreçosUnião Europeia

Mais de Mundo

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano