Mundo

Porcos mortos em rio de Xangai já superam 6.600

O surgimento dos animais mortos - que, acredita-se, são de fazendas da área de Jiaxing - ocorreu após campanhas contra a venda de produtos feitos com porcos doentes


	Fazendeiro transporta porcos mortos por doença em vila na China
 (REUTERS/Stringer)

Fazendeiro transporta porcos mortos por doença em vila na China (REUTERS/Stringer)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2013 às 14h15.

Pequim - Autoridades chinesas recuperaram mais porcos mortos de um rio que fornece água para a cidade de Xangai, o principal centro financeiro do país, elevando o total para mais de 6.600 desde sexta-feira.

Fotografias de carcaças inchadas e em estado de putrefação no rio Huangpu preocupam moradores, mas autoridades afirmam que o fornecimento de água continua seguro.

O surgimento de porcos mortos - que, acredita-se, são de fazendas suínas da área de Jiaxing, na província vizinha de Zhejiang - ocorreu após campanhas da polícia contra a venda de produtos suínos feitos com porcos doentes.

Na quarta-feira, um tribunal de Zhejiang condenou 46 pessoas à prisão por produzir carne a partir de porcos doentes que compraram e mataram entre 2010 e 2012. A agência oficial de notícias Xinhua disse que a polícia da cidade de Wenling havia apreendido 6.218 quilos de carne imprópria para consumo.

Em outra operação, realizada no ano passado, a polícia de Jiaxing descobriu um grupo que comprara e matava porcos doentes. Autoridades da província disseram que a polícia deteve 12 suspeitos e confiscou 12 toneladas de carne de porco.

Na quarta-feira, o governo de Xangai disse que vai continuar a monitorar a qualidade da água e analisar a existência de circovírus suíno. O governo disse também que desinfetou as carcaças antes de enterrar algumas e incinerar outras. As informações são da Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:AnimaisÁsiaChinaDoenças

Mais de Mundo

Exército sudanês recupera cidade-chave controlada por paramilitares

Extrema direita alemã expõe seus planos radicais às vésperas das eleições

Procurador responsável por investigações contra Trump renuncia

México vai enviar reforços aos EUA para combate incêndios em Los Angeles