Por que a senhora quer o Alasca?, diz Putin a aposentada
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, descartou que o Kremlin esteja interessado em recuperar o Alasca, após pergunta de aposentada em programa
Da Redação
Publicado em 17 de abril de 2014 às 09h06.
Moscou - O presidente da Rússia , Vladimir Putin , descartou nesta quinta-feira com bom humor que após a anexação da península ucraniana da Crimeia o Kremlin esteja interessado em recuperar o Alasca, território que o czar Alexandre II vendeu aos Estados Unidos em 1867.
"Faina Ivanovna, para que a senhora quer o Alasca?", respondeu Putin ao vivo pela televisão no tradicional programa "Linha Direta", ao respondender a uma pergunta feita por uma aposentada russa.
Putin lembrou que ultimamente na Rússia o estado americano é conhecido coloquialmente como "Ice-Krim", um trocadilho com a palavra inglesa "gelo" e a russa "Crimeia".
"Nosso país é setentrional. E 70% de nosso território se encontra nas regiões do Norte e dentro do círculo polar. Por acaso o Alasca se encontra no hemisfério sul? Lá também faz frio. Não nos esquentaríamos", brincou.
O presidente afirmou ainda que além da Rússia, a França vendeu a Louisiana e Washington para os Estados Unidos no século 19.
País que as reivindica: Japão As Ilhas Kuril estão localizadas ao norte do Japão e ao sudeste russo. Um século atrás, japoneses e russos assinaram um acordo dizendo que as quatro ilhas eram território japonês. Contudo, depois da Segunda Guerra Mundial, a Rússia tomou a região de volta e expulsou os japoneses que moravam ali em 1949.
País que a reivindica: China A ilha Bolshoi Ussuriysky fica no Rio Ussuri, na ponta do extremo leste chinês, na fronteira com a Rússia. Após um impasse de décadas, os dois países fizeram uma redefinição de fronteiras em 2008. A Rússia cedeu a ilha Tarabarov e metade da ilha Bolshoi Ussuriysky.
País que as reivindica: China O apelido das "64 vilas" se refere às moradias presentes na região. As vilas se localizam na margem direita do Rio Zeya. Do outro lado, está a cidade russa de Blagoveshchensk. A região era chinesa, mas durante o Império Qing, foi cedida aos russos em 1858, após um conflito.
País de origem: Letônia A região da Letônia viveu séculos de ocupações, até definir suas fronteiras no começo dos anos 1920. Durante a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética anexou o país e ainda tirou parte de suas terras, Pytalovsky, dizendo que ali a maioria era russa e, portanto, deveria ser território russo.
País de origem: Estônia Em 1945, a cidade de Ivangorod se separou da cidade de Narva, divididas pelo Rio Narva. Elas pertenceram à Estônia até a União Soviética tomar a região e considerar que o rio seria a fronteira entre eles. Assim, as duas cidades ficaram separadas, cada uma em um país.
País de origem: Finlândia Antes de começar a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética reivindicou terras do sul da Finlândia, na região de Leningrado, cidade estratégica do império. A Finlândia recusou ceder as terras, que acabaram sendo invandidas e tomadas em 1939 - em uma guerra que matou milhares.
País de origem: Prússia (Alemanha) A região de Kaliningrado não está conectada ao restante do território russo, cercada pelo Mar Báltico, a Lituânia e a Polônia. Por séculos, foi uma região prússia, de expressão alemã, chamada Königsberg. A região foi tomada pelas tropas russas dos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial.