Mundo

Por coronavírus, Itália entrará em total isolamento, anuncia governo

Medida foi anunciada nesta segunda-feira (09) pelo primeiro-ministro, Giuseppe Conte, e afeta todos os 60 milhões de habitantes da Itália

Praça São Marcos, em Veneza, vazia em razão da epidemia de coronavírus na Itália: país entrará em estado de total isolamento a partir desta terça-feira (10) (Manuel Silvestri/Reuters)

Praça São Marcos, em Veneza, vazia em razão da epidemia de coronavírus na Itália: país entrará em estado de total isolamento a partir desta terça-feira (10) (Manuel Silvestri/Reuters)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 9 de março de 2020 às 18h13.

Última atualização em 9 de março de 2020 às 18h25.

São Paulo - Um dos países mais afetados pela epidemia do coronavírus, a Itália entrará em uma situação de completo isolamento. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (09) pelo primeiro-ministro, Giuseppe Conte. Atrás da China, que registra mais de 80 mil casos, a Itália é o país que reúne o maior número de pessoas infectadas, quase 10 mil, e registra ao menos 463 mortos.

Os dados são do mapa da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, que monitora a epidemia em tempo real.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, reuniões públicas estão banidas e qualquer movimento pelo país está proibido, com exceção daqueles necessários para atendimentos médicos e emergências. A medida começa a vigorar a partir desta terça-feira (10).

A medida afeta todos os 60 milhões de habitantes do país. Eventos esportivos estão cancelados, cinemas e escolas estão fechados, assim como todos os eventos que exijam a reunião de pessoas, como casamentos e até funerais. Todas as escolas e universidades devem permanecer fechadas até pelo menos o dia 3 de abril.

A Itália está sendo duramente afetada pela epidemia da COVID-19, como ficou conhecida a doença causada pelo novo coronavírus. Nesta segunda, começou a quarentena de 16 milhões de pessoas, habitantes da Lombardia, região mais rica do país e a mais impactada.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusItália

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame