Mundo

População de lobo marinho endêmico se mantém estável

Reserva informou em um comunicado que um censo em San Cristóbal "reflete a estabilidade da população" de lobos marinhos da espécie Zalophus wollebaeki


	Lobos Marinhos: censo foi realizado entre as dez maiores colônias dos mamíferos nesta ilha para "saber o estado atual das populações"
 (AFP/ Pablo Cozzaglio)

Lobos Marinhos: censo foi realizado entre as dez maiores colônias dos mamíferos nesta ilha para "saber o estado atual das populações" (AFP/ Pablo Cozzaglio)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de janeiro de 2013 às 19h20.

Quito - A população de uma espécie endêmica de lobo marinho que habita a ilha San Cristóbal, uma das principais do arquipélago equatoriano de Galápagos, se mantém estável ao crescer de 1.398 em 2011 a 1.496 em 2012, informou esta sexta-feira o Parque Nacional de Galápagos (PNG).

A reserva informou em um comunicado que um censo em San Cristóbal "reflete a estabilidade da população" de lobos marinhos da espécie Zalophus wollebaeki, que é endêmica na região insular (1.00 km à frente da costa equatoriana) e que está em plena lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) por correr risco de extinção.

Segundo a fonte, o censo foi realizado entre as dez maiores colônias dos mamíferos nesta ilha para "saber o estado atual das populações".

O PNG destacou que em 2012 foi elaborado um plano de manejo para a conservação do lobo marinho em San Cristóbal com vistas a assegurar a manutenção e recuperação de sua população, "prevendo e mitigando os impactos antropogênicos diretos e indiretos a que estão expostos".

Há trinta anos, Galápagos foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco por sua flora e fauna únicas no mundo.

As ilhas, cujo nome se inspira nas tartarugas gigantes que vivem ali, serviram de laboratório para o cientista inglês Charles Darwain, autor da teoria sobre a evolução das espécies.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaAnimaisEquadorMeio ambiente

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia