Mundo

Poluentes microscópicos no ar matam milhares na China

Rápido crescimento do país asiático causou sérios problemas ambientais, desde rios poluídos até o efeito fog que normalmente encobre as cidades


	Poluição atmosférica na China
 (Getty Images)

Poluição atmosférica na China (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2012 às 07h29.

Pequim- Partículas microscópicas de poluentes no ar mataram cerca de 8.600 pessoas este ano e causaram 1 bilhão de dólares em prejuízos econômicos em quatro cidades chinesas, de acordo com um estudo da Universidade de Pequim e do Greenpeace.

O estudo dos níveis de poluição de partículas PM2.5, menores que 2,5 micrômetros (milionésima parte do metro) de diâmetro, nas cidades de Pequim, Xangai, Guangzhou e Xi'an, pede que os níveis de PM2.5 sejam cortados segundo as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), o que reduziria as mortes em 80 por cento, disse o jornal China Daily nesta quarta-feira.

As partículas PM2.5 são conhecidas por prejudicarem os pulmões e o sistema cardiovascular, causando câncer no pulmão e outras doenças, por serem muito pequenas e se alojarem diretamente no sistema respiratório.

O rápido crescimento da China causou sérios problemas ambientais, desde rios poluídos até o efeito fog que normalmente encobre as cidades.

O governo pediu recentemente que as principais cidades divulgassem publicamente relatórios dos níveis do PM2.5.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaPoluiçãoPrejuízoChina

Mais de Mundo

Dono de bar onde incêndio matou 40 jovens é preso na Suíça

China contesta acusações dos EUA sobre ameaça no Ártico

Japão busca terras raras no Pacífico em meio a tensão com China

'De um jeito ou de outro, teremos a Groenlândia', diz Trump