Mundo

Policial afegão mata alemã e fere canadense de agência

Ataque aconteceu na véspera de uma eleição presidencial que os insurgentes do Taliban prometem perturbar

Carro onde jornalistas da AP estavam, com marcas de balas:  jornalistas estavam em uma cidade remota, na fronteira com o Paquistão, quando foram atacadas (Reuters)

Carro onde jornalistas da AP estavam, com marcas de balas: jornalistas estavam em uma cidade remota, na fronteira com o Paquistão, quando foram atacadas (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de abril de 2014 às 09h10.

Khost - Um policial afegão alvejou nesta sexta-feira duas jornalistas estrangeiras da agência de notícias Associated Press no leste do Afeganistão, matando uma e ferindo a outra, informou a AP.

O ataque aconteceu na véspera de uma eleição presidencial que os insurgentes do Taliban prometem perturbar por meio de explosões e assassinatos.

A AP disse que a fotógrafa alemã Anja Niedringhaus, de 48 anos, foi morta, e que a repórter canadense Kathy Gannon, de 60 anos, levou dois tiros e está consciente e recebendo atendimento médico.

Um colaborador da AP Television, que testemunhou o incidente, disse que Niedringhaus, uma fotógrafa aclamada internacionalmente, morreu na hora.

"Anja e Kathy passaram anos juntas no Afeganistão cobrindo o conflito e as pessoas de lá. Anja era uma jornalista vibrante e dinâmica, adorada por suas fotografias inspiradas, por seu coração caloroso e por sua alegria de viver. Estamos devastados com sua perda", disse em Nova York a editora-executiva da AP, Kathleen Carroll, à agência.

As duas jornalistas estavam em uma cidade remota, na fronteira com o Paquistão, quando foram atacadas.

Acompanhe tudo sobre:AfeganistãoÁsiaMortes

Mais de Mundo

Eleições EUA: Quem são e o que pensam os eleitores republicanos?

Trump terá força para pacificar o mundo e conter Rússia, diz 'pai' do Brexit à EXAME

Eleição nos EUA: Trump vai inflamar ou moderar o discurso na convenção republicana?

Biden continua apresentando sintomas leves de covid-19, diz médico do presidente

Mais na Exame