Mundo

Polícia da Turquia prende presidente de jornal opositor

A prisão acontece na semana em que diversas pessoas foram presas acusadas de apoiar militantes curdos

Turquia: a prisão tem como objetivo abrir caminho para a indicação de um membro do governo para supervisionar o jornal (Murad Sezer/Reuters)

Turquia: a prisão tem como objetivo abrir caminho para a indicação de um membro do governo para supervisionar o jornal (Murad Sezer/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 11 de novembro de 2016 às 16h54.

Priorizar nos meus resultados Google

Istambul - Autoridades da Turquia prenderam o presidente do jornal Cumhuriyet, Akin Atalay, na manhã desta sexta-feira, quando ele desembarcou de um voo que chegava de Berlim, segundo informações da agência de notícias local Anadolu.

A prisão acontece na semana em que diversas pessoas foram presas acusadas de apoiar militantes curdos e o movimento liderado pelo clérigo muçulmano Fethullah Gulen, acusado de liderar a tentativa de golpe ao governo de Recep Tayyip Erdogan, em julho. O editor-chefe do Cumhuriyet, Murat Sabuncu, e mais 12 pessoas foram presos em 31 de outubro.

Segundo a esposa de Akin Atalay, que acompanhava o marido no avião, a prisão tem como objetivo abrir caminho para a indicação de um membro do governo para supervisionar o jornal, considerado de oposição ao governo de Erdogan.

O advogado do Cumhuriyet, Bahri Belen, afirmou que "o que está sendo feito contra o jornal é uma operação política. Não existem bases legais que justifiquem essas prisões". Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:TurquiaLiberdade de imprensa

Mais de Mundo

Por que a ApexBrasil abriu sua 1ª base na África em um país que cresce 9% ao ano

Fiocruz quer vender medicamentos à África pelo mesmo preço oferecido ao SUS

Seis meses de guerra no Irã: como conflito redesenha poder no Oriente Médio

Vice-presidente do Bank of America morre após ser esfaqueada na Times Square