Mundo

Polícia busca cidadão de origem turca suspeito por ataque na Holanda

A polícia compartilhou uma foto do suspeito, vestido com um casaco azul e no interior de um bonde elétrico.

Atentado em Utrecht: polícia está atrás de possível responsável pelo ataque terrorista (Piroschka van de Wouw/Reuters)

Atentado em Utrecht: polícia está atrás de possível responsável pelo ataque terrorista (Piroschka van de Wouw/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 18 de março de 2019 às 10h55.

Última atualização em 18 de março de 2019 às 11h25.

Utrecht (Holanda) — A polícia da Holanda está procurando o cidadão Gökman Tanis, de 37 anos e nascido na Turquia, suspeito de ter disparado contra várias pessoas dentro de um bonde na cidade de Utrecht, nesta segunda-feira, 18, em um ataque que autoridades disseram ser um ato de terrorismo.

https://twitter.com/PolitieUtrecht/status/1107636046685188096

As autoridades elevaram a ameaça de terrorismo para o nível máximo na província de Utrecht, escolas foram instruídas a fechar as portas e policiais intensificaram a segurança em aeroportos e outros pontos vitais da infraestrutura. A segurança também foi reforçada nas mesquitas.

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, convocou reuniões emergenciais e disse estar "profundamente preocupado" com o incidente, que aconteceu três dias depois que um atirador solitário matou 50 pessoas em um massacre a tiros em duas mesquitas da cidade de Christchurch, na Nova Zelândia.

"Vários tiros foram disparados em um bonde e várias pessoas ficaram feridas. Helicópteros estão no local, e ninguém foi preso", disse o porta-voz da polícia, Joost Lanshage, mas sem poder fornecer maiores detalhes de imediato.

"A polícia pede que você tome cuidado com Gokman Tanis, de 37 anos (nascido na Turquia) em conexão com o incidente desta manhã", acrescentou a polícia holandesa em um comunicado.

A emissora local RTV Utrecht citou uma testemunha que disse ter visto uma mulher caída no chão em meio a algum tipo de confronto e vários homens fugindo do local.

Um repórter da NOS disse que um lençol branco foi estendido sobre um corpo perto do bonde onde os disparos ocorreram.

A NOS citou Pieter-Jaap Aalbersberg, chefe da agência de contraterrorismo da Holanda que disse que a ação "parece ter sido um ataque terrorista", ecoando um comentário anterior da polícia.

Utrecht, a quarta maior cidade da Holanda, é conhecida por seus canais pitorescos e sua grande população de estudantes. Ataques a tiros são raros ali, como no restante do país.

A polícia de Utrecht disse que uma estação de bonde nos arredores do centro da cidade foi isolada. Serviços de emergência estão no local.

Acompanhe tudo sobre:Ataques terroristasHolandaTerrorismoTiroteios

Mais de Mundo

Orsi visita seu mentor Mujica após ser eleito presidente do Uruguai

Califórnia promete intervir se Trump eliminar incentivos fiscais a veículos elétricos

Trump diz que taxará produtos do México e Canadá assim que assumir a presidência

Mais de R$ 4,3 mil por pessoa: Margem Equatorial já aumenta pib per capita do Suriname