Mundo

PIB dos EUA no 3º tri foi positivo, mas Fed ainda injetará dinheiro

Economista-chefe da Gradual Investimentos acredita que o dólar continuará fraco por causa da política monetária expansionista

Federal Reserve adotou medidas que desvalorizaram o dólar (ARQUIVO/WIKIMEDIA COMMONS)

Federal Reserve adotou medidas que desvalorizaram o dólar (ARQUIVO/WIKIMEDIA COMMONS)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2010 às 11h23.

São Paulo - O crescimento anualizado de 2% da economia americana no terceiro trimestre foi positivo, mas ainda assim o Federal Reserve deverá injetar mais recursos. Nesse contexto, o dólar continuará fraco.

A avaliação é do economista-chefe da Gradual Investimentos, André Perfeito, que participou nesta sexta-feira (29) do programa “Momento da Economia”, na Rádio EXAME. “A grande preocupação do governo Obama é a taxa de desemprego na casa dos 10%”.

André Perfeito diz que os resultados corporativos também foram positivos no terceiro trimestre. “Das 474 empresas que apresentaram balanços, 60% tiveram resultado acima das expectativas e 90% registraram lucro.”

Porém, a pressa do mercado e do próprio governo torna inevitável a expansão da liquidez. “As medidas já adotadas nos Estados Unidos ainda precisam de tempo para surtir efeito, mas no mundo em que a gente vive, tempo é dinheiro. Como vai se comprar mais tempo até que tudo dê certo? Fatalmente os Estados Unidos vão colocar mais dinheiro na economia. O risco é essa dinheirama começar a gerar inflação, tornando negativo o juro, ou seja, quem tem título público americano vai perder dinheiro”, explica André Perfeito.

Na entrevista, o economista elencou os desafios do próximo governo e comparou o peso dos Estados Unidos e da China para a economia brasileira. 

Clique na imagem abaixo para ouvir o programa "Momento da Economia"

 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCâmbioChinaCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoDólarEstados Unidos (EUA)Fed – Federal Reserve SystemIndicadores econômicosMercado financeiroMoedasPaíses ricosPIB

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia