Mundo

PIB dos EUA cresce 1,8% no 1º trimestre do ano

Dado foi disponibilizado pelo Departamento do Comércio e percentual foi 3,1% menor do que o último trimestre de 2010

A queda nos gastos do governo federal no primeiro trimestre deste ano foi de 7,9% (Alex Wong/Getty Images)

A queda nos gastos do governo federal no primeiro trimestre deste ano foi de 7,9% (Alex Wong/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de abril de 2011 às 11h00.

Washington - O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos subiu 1,8% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao quarto trimestre do ano passado, de acordo com leitura preliminar divulgada hoje pelo Departamento do Comércio. O crescimento foi menor que os 3,1% registrados no quarto trimestre do ano passado, mas ficou em linha com as estimativas dos economistas.

Os gastos do consumidor norte-americano - que são responsáveis por 70% do PIB do país - aumentaram 2,7% nos três primeiros meses deste ano, menos que a alta de 4,0% no quarto trimestre de 2010. O comércio, que havia contribuído para o crescimento dos EUA no fim do ano passado, foi um obstáculo para a economia norte-americana no primeiro trimestre. As exportações cresceram 4,9%, depois do aumento de 8,6% no quarto trimestre de 2010, enquanto as importações subiram 4,4%, após caírem 12,6%.

Houve queda nos gastos do governo federal no primeiro trimestre deste ano, de 7,9%. Este é o maior recuo em mais de uma década. No fim do ano passado, houve recuo de 0,3%. Já os gastos nacionais com defesa diminuíram 11,7%. As empresas também gastaram menos, com queda de 1,8%, depois de um aumento de 7,7% nos gastos no quarto trimestre de 2010.

O setor imobiliário voltou a ter contração, de 4,1%, após a expansão de 3,3%. As vendas reais finais - que são o PIB menos as variações nos estoques privados - subiram 0,8% no primeiro trimestre, abaixo do avanço de 6,7% registrado no último trimestre do ano passado.

Preços

O Departamento de Comércio dos EUA informou que o índice de preços para gastos com consumo pessoal (PCE, na sigla em inglês) subiu 3,8% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com a alta de 1,7% registrada no quarto trimestre de 2010.

O núcleo do PCE, que é a medida preferida do Federal Reserve (Fed, o banco central do país) para a inflação, aumentou 1,5% no período, em taxa anualizada. Nos três últimos meses do ano passado o indicador - que exclui itens voláteis como alimentos e energia - havia subido 0,4%. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)GovernoIndicadores econômicosPaíses ricosPIB

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua