Mundo

PIB da Venezuela encolhe 0,4% no 3º trimestre

Apesar da queda, dados mostram que recessão pode estar no fim; governo espera crescimento de 2% em 2011

A área petroleira venezuelana teve retração de 2,1% no terceiro trimestre deste ano (Susana Gonzalez/Getty Images)

A área petroleira venezuelana teve retração de 2,1% no terceiro trimestre deste ano (Susana Gonzalez/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2010 às 14h23.

O Produto Interno Bruto (PIB) da Venezuela encolheu pelo sexto trimestre consecutivo no período entre julho e setembro deste ano, mas o ritmo da queda diminuiu significativamente, o que, segundo o governo, indica que a economia deve sair em breve da recessão.

No terceiro trimestre deste ano, a economia venezuelana teve uma contração de 0,4% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o banco central do país.

Uma política cambial restritiva, que limita o acesso das empresas a dólares, e as políticas socialistas do presidente Hugo Chávez, que afastam novos investimentos, têm sido citadas como uma das causas da longa recessão no país.

Embora a economia continue a encolher, os números do terceiro trimestre foram menos negativos do que os dados do segundo trimestre, quando a economia recuou 1,9%. No quarto trimestre de 2009, o PIB da Venezuela registrou retração de 5,8%. "A queda no PIB está sendo interrompida", disse o banco central em um comunicado.

A economia venezuelana, que é dependente do petróleo, começou a encolher em abril do ano passado, tendo registrado uma retração de 3,3% em 2009. Nos nove primeiros meses deste ano, a economia recuou 2,4%, o que deve fazer com que 2010 seja mais um ano de recessão, apesar de uma modesta recuperação nos preços do petróleo nos últimos meses.

A área petroleira teve retração de 2,1% no terceiro trimestre deste ano, devido a uma queda na produção, disse o banco central. A área não petroleira encolheu apenas 0,2%. Entre os setores que registraram as maiores quedas estão a construção, que recuou 7,9%, e a mineração, que teve contração de 10,6%.

Entre os setores que registraram avanço, o destaque é o de telecomunicações, que teve expansão de 9,4%.

O ministro de Finanças da Venezuela, Jorge Giordani, disse recentemente esperar que a economia do país cresça 2% ou mais em 2011. Ele afirmou que a decisão do governo de estatizar mais empresas vai aumentar os níveis de produção e ajudar a colocar a economia de volta nos trilhos.

Muitos economistas discordam dessa visão. Eles dizem que a estatização de empresas do setor privado faz com que a atividade econômica recue ainda mais. Assim, alguns analistas afirmam que a Venezuela pode registrar o terceiro ano seguido de recessão em 2011. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoIndicadores econômicosPIBVenezuela

Mais de Mundo

Juiz suspende parcialmente ordem de silêncio imposta a Trump antes de julgamento

Lufthansa aumenta preços de passagens na Europa para cobrir custos ambientais

Estátua de cera de Abraham Lincoln derrete no calor brutal de Washington, nos EUA

Brasileiro é eleito para chefiar a Interpol pela 1ª vez

Mais na Exame