Mundo

Petrobras e UFRJ inauguram laboratórios para pesquisas

O complexo de laboratórios fará pesquisas nas áreas de biotecnologia e de engenharia química, segundo informações da petroleira

Petróleo da Petrobras: serão estudadas linhas de pesquisa voltadas para o desenvolvimento de processos químicos e bioquímicos, com base em matéria-prima renovável (Sergio Moraes/Reuters)

Petróleo da Petrobras: serão estudadas linhas de pesquisa voltadas para o desenvolvimento de processos químicos e bioquímicos, com base em matéria-prima renovável (Sergio Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de julho de 2012 às 23h51.

Rio - A Petrobras e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) inauguraram, nesta sexta-feira, o Núcleo de Biocombustíveis, de Petróleo e de seus Derivados (NBPD), no campus da Ilha do Fundão (RJ), com investimento de R$ 5,2 milhões. O complexo de laboratórios fará pesquisas nas áreas de biotecnologia e de engenharia química, segundo informações da petroleira.

Serão estudadas linhas de pesquisa voltadas para o desenvolvimento de processos químicos e bioquímicos, com base em matéria-prima renovável, para obtenção de biocombustíveis, e estudos avançados com petróleo e seus derivados. A infraestrutura é formada por 16 laboratórios e três plantas piloto, ocupando 2 mil metros quadrados. O núcleo faz parte da Rede de Bioprodutos.

Segundo a Petrobras, o diferencial do NBPD será o trabalho de forma associada de matérias-primas renováveis e fósseis. O núcleo terá o conceito de biorrefinaria, baseado na utilização de biomassa para a produção de biocombustíveis para transporte, bioprodutos e energia, seguindo diferentes plataformas tecnológicas - bioquímica, termoquímica e oleoquímica.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoIndústria do petróleoEnsino superiorFaculdades e universidadesCombustíveis

Mais de Mundo

Renee Good, detenção de criança e violência: como iniciaram os protestos em Minneapolis

Venezuela quer ampliar produção de petróleo apesar de excesso global

Agentes de imigração dos EUA matam mais uma pessoa em Minneapolis

Conselho da Paz de Trump tem 23 integrantes até agora; 6 países recusaram