Mundo

Petrobras descarta oferta de gás em excesso até 2020

Há imprecisão sobre o gás natural que deverá ser extraído da camada pré-sal e sua forma de utilização para a empresa, segundo o diretor financeiro da empresa

No entanto, a empresa encontrou uma situação melhor do que o anteriormente previsto para a produção na camada Pré-sal (Divulgação/Petrobras/Divulgação)

No entanto, a empresa encontrou uma situação melhor do que o anteriormente previsto para a produção na camada Pré-sal (Divulgação/Petrobras/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de maio de 2011 às 12h13.

Rio de Janeiro - O diretor financeiro da Petrobras, Almir Barbassa, estimou hoje que até 2020 não haverá nenhuma possibilidade de a companhia ter uma "sobreoferta" de gás natural. De acordo com o executivo, há imprecisão sobre o gás natural que deverá ser extraído da camada pré-sal e sua forma de utilização pela Petrobras. "Ainda estamos trabalhando no conhecimento do pré-sal", disse.

Barbassa considera a atual fase do gás natural como "muito crítica" porque "nem sempre as ações acontecem de maneira harmônica". Ele se referia a dutos, campos de produção e mercado. Segundo ele, nem sempre estes três fatores estão em uma mesma fase de desenvolvimento, o que dificulta a ação da companhia em relação ao gás natural.

Barbassa também anunciou hoje que a companhia encontrou na camada do pré-sal "situações melhores" do que as inicialmente previstas quando do início da exploração, há cerca de três anos. As condições mais favoráveis a que o executivo se referiu estão relacionadas à porosidade, à permeabilidade e às características da produção do óleo extraído do pré-sal.

"Temos condições melhores que as anunciadas em 2007 e 2008", disse ele, para quem os novos dados permitem falar em crescimento grande, que levará a um "potencial de produção de longo prazo".

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoGás e combustíveisIndústria do petróleoGásPré-sal

Mais de Mundo

Trump ordena reabertura do espaço aéreo da Venezuela após conversa com presidente interina

Guarda Revolucionária do Irã anuncia exercícios com munição real no estreito de Ormuz

Trump diz que Putin concordou em suspender bombardeios na Ucrânia durante a onda de frio

China mantém posição entre os maiores investidores globais