Mundo

Pesquisas preveem maioria arrasadora da oposição na Espanha

Candidato do PP, Mariano Rajoy, obteria o apoio de 194 cadeiras no Parlamento, com 45,4% dos votos, o que seria o melhor resultado da história da legenda

O ex-ministro do Interior, Rubalcaba (E), conversa com o líder da direita espanhola, Rajoy (D) (Dani Pozo/AFP)

O ex-ministro do Interior, Rubalcaba (E), conversa com o líder da direita espanhola, Rajoy (D) (Dani Pozo/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de novembro de 2011 às 09h20.

Madri - Vários pesquisas publicadas neste domingo preveem que o resultado das eleições gerais da Espanha no próximo dia 20 significará uma vitória histórica do Partido Popular (PP), o maior da oposição, beneficiado pela forte rejeição aos governistas do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE).

Na pesquisa elaborada pelo instituto Metroscopia para o jornal "El País", o PSOE - do candidato Alfredo Pérez Rubalcaba - sofreria um "desmoronamento" geral, principalmente em tradicionais redutos do partido do atual primeiro-ministro, José Luis Rodríguez Zapatero.

O candidato do PP, Mariano Rajoy, obteria o apoio de 194 cadeiras no Parlamento, com 45,4% dos votos, o que seria o melhor resultado da história da legenda. Já Rubalcaba receberia 112 cadeiras, com 30,9% dos votos, pior resultado dos socialistas desde 1978.

A Esquerda Unida (IU) passaria a ter 11 deputados, nove a mais que nas eleições anteriores (2008); União Progresso e Democracia (UPyD), de Rosa Díez, obteria 2; e a coalizão basca Amaiur, receberia 4 ou 5.

Na metade da campanha eleitoral, a pesquisa do "El País" mostra um desmoronamento geral do PSOE, acentuado nos grandes redutos do partido, como Andaluzia, Catalunha e País Basco. Nessas regiões, o PP cresce de forma surpreendente.

Já segundo a pesquisa do jornal "ABC", elaborada pelo instituto DYM, Rajoy supera Rubalcaba em 12 pontos percentuais nas intenções de voto. Assim, o PP obteria entre 187 e 188 cadeiras parlamentares, enquanto o PSOE ficaria com 123 a 126 cadeiras.

Também de acordo com as pesquisas dos jornais da região da Catalunha, o PP obteria resultados similares. Segundo o "La Vanguardia", o PP avança com 184-189 cadeiras contra 116-120 do PSOE. Além disso, a pesquisa prevê o crescimento da coalizão IU, que obteria entre 8 e 10 cadeiras, enquanto a UPyD quadruplicaria sua presença na Câmara, com 3 ou 4 cadeiras.

"El Periódico" indica que, segundo pesquisa do instituto Gesop, o PP conseguiria o melhor resultado de sua história, com 188-192 deputados, enquanto o PSOE naufragaria, ao conseguir entre 115 e 118 cadeiras.

Para a jornada eleitoral do próximo domingo, 35.776.615 cidadãos estão habilitados para votar, 34.297.301 deles residentes na Espanha e 1.479.314 no exterior. 

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEspanhaEuropaPiigs

Mais de Mundo

Rússia diz que Biden deu a Zelensky “permissão suicida” para usar armas de longo alcance

França elogia decisão dos EUA de permitir uso de mísseis pela Ucrânia

Presidente do Paraguai está “estável”, diz primeiro boletim médico de hospital no RJ

Presidente paraguaio passa mal no G20 e é hospitalizado no Rio de Janeiro