Mundo

Peru cria Parque Nacional em região amazônica

Objetivo do governo é que Parque Nacional Serra do Divisor proteja o meio ambiente do território

Vista da Serra do Divisor, na região Amazônica (Wikimedia Commons)

Vista da Serra do Divisor, na região Amazônica (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2015 às 16h02.

O governo peruano criará no domingo o Paque Nacional Serra do Divisor para proteger este gigantesco território amazônico, vulnerável ao narcotráfico, ao desmatamento e à mineração ilegal, informou neste sábado o ministro do Meio Ambiente por meio das redes sociais.

"O presidente Ollanta Humala viajará no domingo à Serra do Divisor para assinar o Decreto Supremo de criação do Parque Nacional", anunciou o ministro do Meio Ambiente, Manuel Pulgar Vidal, em sua conta do Twitter.

O anúncio ocorre nas vésperas da transcendental Conferência sobre o Clima da ONU em Paris (COP21), que começa em 30 de novembro e na qual deve ser adotado um acordo global para lutar contra a mudança climática.

Serra do Divisor é uma área de mais de 1,4 milhão de hectares localizada nas regiões amazônicas de Loreto e Ucayali, onde moram comunidades nativas das etnias Matsés, Asháninka, Huambisa, Isconahua, Shipibo Conibo e povos indígenas em situação de isolamento voluntário.

O Parque Nacional possui um ecossistema representado por 3.000 variedades de espécies vegetais e animais, muitas delas únicas no mundo, segundo o órgão Serviço de Áreas Naturais Protegidas.

A legislação peruana protege as áreas convertidas em Parque Nacional de atividades ilícitas como plantações de coca para o narcotráfico, desmatamento e mineração ilegal.

Acompanhe tudo sobre:AmazôniaAmérica LatinaMeio ambientePeru

Mais de Mundo

Após desistir, Biden segue presidente? Quem vai substituí-lo? Veja tudo o que se sabe

Antes da desistência de Biden, principais doadores sinalizaram apoio à nomeação de Kamala Harris

Biden e Hillary Clinton apoiam Kamala como candidata democrata; veja quem são os outros cotados

Hillary Clinton e Bill Clinton apoiam Kamala Harris como candidata a presidente

Mais na Exame