Mundo

Perry anuncia retorno ao Texas para reavaliar candidatura

Pré-candidato iniciou a campanha com grande força em agosto antes de cair pouco a pouco, obteve apenas 10,3% dos votos nas assembleias populares de Iowa

"Com a decisão dos eleitores esta noite, decidi retornar ao Texas, avaliar os resultados dos caucus e determinar se existe caminho adiante para mim nesta corrida", afirmou Perry (Jonathan Gibby/Getty Images)

"Com a decisão dos eleitores esta noite, decidi retornar ao Texas, avaliar os resultados dos caucus e determinar se existe caminho adiante para mim nesta corrida", afirmou Perry (Jonathan Gibby/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2012 às 05h45.

Washington - O governador do Texas, Rick Perry, anunciou já na madrugada desta quarta-feira que voltará a seu estado para avaliar os resultados dos caucus de Iowa, nos quais terminou na quinta colocação, e decidir 'se existe caminho adiante' para ele na corrida presidencial.

'Com a decisão dos eleitores esta noite, decidi retornar ao Texas, avaliar os resultados dos caucus e determinar se existe caminho adiante para mim nesta corrida', afirmou Perry a seus seguidores em Iowa.

Perry, que iniciou a campanha com grande força em agosto antes de cair pouco a pouco, obteve apenas 10,3% dos votos nos caucus (assembleias populares) de Iowa.

Seu anúncio foi interpretado como o preâmbulo de um iminente abandono da corrida pela candidatura republicana, no que seria a primeira vítima dos caucus de Iowa.

Perry tinha em sua agenda a previsão de viajar na quinta-feira à Carolina do Sul para dar prosseguimento a sua campanha.

O atual governador do Texas só ficou à frente da congressista Michele Bachmann, que obteve em torno de 5% dos votos, e do ex-governador de Utah Jon Huntsman, que decidiu não concorrer nesse estado para concentrar-se na seguinte etapa, New Hampshire, dentro de uma semana.

Bachamnn, por sua vez, anunciou que seguirá em campanha apesar dos resultados ruins, e disse a seus simpatizantes que 'foi uma dura batalha, mas uma batalha ainda mais dura nos aguarda'.

A disputa em Iowa, com mais de 96% dos votos apurados, ainda mostra um empate técnico entre o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney e o ex-senador Rick Santorum, com cerca de 25% dos votos cada um.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEstados Unidos (EUA)Oposição políticaPaíses ricosPolítica

Mais de Mundo

Wegovy da Novo Nordisk é aprovado no Reino Unido para prevenção cardiovascular

Eleições EUA: Kamala tem 44% das intenções de voto e Trump, 42%, diz pesquisa Reuters/Ipsos

O medo da 'uberização' da prostituição em uma Paris olímpica

Biden promete "ir fundo" em investigação após demissão de diretora do Serviço Secreto

Mais na Exame