Mundo

Perdão da dívida irlandesa é inevitável, avalia ministro

No mês passado, os líderes europeus concordaram em reduzir o juro de quase 6% que a Irlanda está pagando aos credores do socorro financeiro

Em meio a uma severa crise bancária, bancos irlandeses continuam demandando grandes quantias em financiamento de curto prazo do BCE (Getty Images)

Em meio a uma severa crise bancária, bancos irlandeses continuam demandando grandes quantias em financiamento de curto prazo do BCE (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de agosto de 2011 às 10h21.

Dublin - Pat Rabbitte, ministro da Irlanda para Comunicação, Energia e Recursos Naturais, avalia que é "inevitável" para a União Europeia permitir alguma forma de perdão da dívida para amenizar a crise irlandesa, segundo o diário irlandês Mail.

"Minha visão pessoal é que um elemento do perdão da dívida à frente provavelmente vai se tornar inevitável. Penso que, enquanto isso, a liderança europeia tem de se submeter às assimetrias às quais estamos expostos na arquitetura do euro", disse, de acordo com o jornal.

Rabbitte é do Partido Trabalhista, da coalizão do governo. A coalizão se comprometeu com a negociação de um acordo melhor para o socorro de 67,5 bilhões de euros que as autoridades irlandesas fecharam com a UE, com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Central Europeu (BCE), em novembro.

"Os termos impostos a nós no acordo entre UE, BCE e FMI e o governo anterior foram opressores", disse Rabbitte.

No mês passado, os líderes europeus concordaram em reduzir o juro de quase 6% que a Irlanda está pagando aos credores do socorro financeiro.

Em meio a uma severa crise bancária, os bancos irlandeses continuam demandando grandes quantias em financiamento de curto prazo do BCE para permanecem abertos. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasDívidas de paísesEuropaIrlandaPiigsUnião Europeia

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA