Mundo

Pepsico nomeia mulher para a presidência executiva

Indra Nooyi integrará o seleto clube das mulheres que comandam as grandes companhias americanas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A Pepsico anunciou, nesta segunda-feira (14/8), que irá promover a sua diretora financeira, Indra Nooyi, ao posto de presidente executiva. A mudança de cargo transformará Nooyi em uma das mais poderosas mulheres do mundo corporativo, de acordo com o jornal americano The New York Times.

Filha de uma família de classe média indiana e educada na Universidade de Yale, Nooyi tem 50 anos de idade e sucederá Steven Reinemund, de 58 anos, a partir de outubro, no comando de uma das maiores fabricantes de alimentos e bebidas do mundo, proprietária de marcas como Sierra Mist, Frito-Lay e Quaker Oats. Reinemund continuará na empresa, como presidente do conselho de administração, até maio de 2007 - quando se aposentará.

Das 500 maiores empresas americanas da revista Fortune, apenas 12 são comandadas por mulheres. Por isso, ao assumir seu novo posto, Nooyi irá também entrar em um seleto grupo de executivas.

A executiva assumirá a Pepsico em um momento de expansão dos negócios. Embora venha lutando, nos últimos anos, pela supremacia no mercado de refrigerantes com sua maior rival e líder do setor - a Coca-Cola - o grupo dá sinais de que 2006 será um ano bastante lucrativo. Em julho, a empresa divulgou que obteve um lucro líquido de 1,36 bilhão de dólares somente no segundo trimestre - um incremento de 14% sobre o mesmo período do ano passado.

Nooyi, que ingressou na empresa há 12 anos já como uma executiva sênior, vem supervisionando a reestruturação da companhia nos últimos anos. Sob sua gestão, o grupo está cortando postos de trabalho e reduzindo a escala de produção em alguns setores. As medidas não impediram Nooyi de apoiar a aquisição da fabricante de sucos Tropicana, e da Quaker Oats, que possui um extenso número de marcas de alimentos e bebidas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Trump diz que quer ser 'presidente de todos' e detalha tiro que levou em 1º discurso após atentado

Trump fará 1º comício após ataque neste sábado, em condado decisivo para a eleição

Eleições nos EUA: Trump discursa na Convenção Republicana nesta quinta; assista ao vivo

Eleições nos EUA: Quem são e o que pensam os eleitores republicanos?

Mais na Exame