Mundo

Paulo Bernardo é o mais cotado para Casa Civil

Antes considerada favorita para a vaga, Miriam Belchior disse que `não acha uma boa´ assumir o cargo

O atual ministro do Planejamento, Paulo Bernardo  (Arquivo)

O atual ministro do Planejamento, Paulo Bernardo (Arquivo)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

São Paulo - O nome do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, passou a ser o mais cotado para substituir Erenice Guerra na Casa Civil. A remoção de Bernardo, titular do Ministério do Planejamento desde o primeiro governo de Lula, para a Casa Civil poderia servir de treinamento para que ele seja mantido no cargo caso a petista Dilma Rousseff vença a eleição.

Outro nome cotado para o cargo é o de Miriam Belchior, atual gerente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Mas Miriam deixou claro que não quer assumir o posto-tampão. Ela disse ontem que se depender dela fica onde está. “Não acho uma boa (assumir a titularidade da Casa Civil).”

De acordo com auxiliares do presidente Lula e de coordenadores da campanha de Dilma, se Bernardo sair do Planejamento a pasta não sofrerá abalos, visto que é muito afinada com o Palácio do Planalto. Poderá ser ocupada por qualquer um dos principais auxiliares diretos do ministro, como o secretário executivo João Bernardo Bringel.

Ex-deputado e ex-relator da Comissão de Orçamento do Congresso, Bernardo tem a favor de si a facilidade de negociar com deputados e senadores, o que é exigido de quem ocupa a Casa Civil. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia mais sobre o governo

Siga as últimas notícias de Eleições no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilGovernoPolítica

Mais de Mundo

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia