Mundo

Partido Social-Democrata ultrapassa partido de Merkel em pesquisa

A pesquisa de 1.885 eleitores mostrou que o SPD teria 33 por cento dos votos na eleição, um ponto a mais que na semana passada

Merkel: o SPD ganhou um recorde de 12 pontos nas últimas quatro semanas, de acordo com o jornal (Getty/Getty Images)

Merkel: o SPD ganhou um recorde de 12 pontos nas últimas quatro semanas, de acordo com o jornal (Getty/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 19 de fevereiro de 2017 às 13h31.

Berlim - O Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD), de centro-esquerda, ultrapassou os conservadores da chanceler Angela Merkel, da União Democrata-Cristã (CDU) e União Social-Cristã (CSU), em uma pesquisa de opinião realizada pelo instituto Emnid, pela primeira vez desde 2006, relatou o jornal Bild am Sonntag.

A pesquisa de 1.885 eleitores mostrou que o SPD teria 33 por cento dos votos na eleição, um ponto a mais que na semana passada, enquanto a CDU e seu partido irmão na Baviera, a CSU, teriam 32 por cento, um ponto a menos.

O SPD ganhou um recorde de 12 pontos nas últimas quatro semanas, de acordo com o jornal Bild am Sonntag, desde que o ex-presidente do Parlamento Europeu Martin Schulz foi nomeado candidato do partido para concorrer contra Merkel na eleição de 24 de setembro. "O aumento é inédito na história das pesquisas do Bild am Sonntag", escreveu o jornal.

O SPD, parceiro júnior na coalizão governista de Merkel, seguia atrás do bloco conservador há anos em pesquisas de opinião, até que a nomeação de Schulz reviveu o apoio ao partido, que venceu uma eleição pela última vez em 2002, com Gerhard Schroeder.

Na sexta-feira, o Grupo de Pesquisa Eleitoral publicou uma pesquisa de opinião para a rede de TV ZDF mostrando o SPD com 30 por cento, mas ainda atrás da CDU/CSU, que tinha 34 por cento.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelEleições

Mais de Mundo

Venezuela liberta 10 detidos durante protestos pós-eleições

Zelensky quer que guerra contra Rússia acabe em 2025 por 'meios diplomáticos'

Macron espera que Milei se una a 'consenso internacional' antes da reunião de cúpula do G20

Biden e Xi Jinping se reúnem antes do temido retorno de Trump