Mundo

Partido Social-Democrata ultrapassa partido de Merkel em pesquisa

A pesquisa de 1.885 eleitores mostrou que o SPD teria 33 por cento dos votos na eleição, um ponto a mais que na semana passada

Merkel: o SPD ganhou um recorde de 12 pontos nas últimas quatro semanas, de acordo com o jornal (Getty/Getty Images)

Merkel: o SPD ganhou um recorde de 12 pontos nas últimas quatro semanas, de acordo com o jornal (Getty/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 19 de fevereiro de 2017 às 13h31.

Berlim - O Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD), de centro-esquerda, ultrapassou os conservadores da chanceler Angela Merkel, da União Democrata-Cristã (CDU) e União Social-Cristã (CSU), em uma pesquisa de opinião realizada pelo instituto Emnid, pela primeira vez desde 2006, relatou o jornal Bild am Sonntag.

A pesquisa de 1.885 eleitores mostrou que o SPD teria 33 por cento dos votos na eleição, um ponto a mais que na semana passada, enquanto a CDU e seu partido irmão na Baviera, a CSU, teriam 32 por cento, um ponto a menos.

O SPD ganhou um recorde de 12 pontos nas últimas quatro semanas, de acordo com o jornal Bild am Sonntag, desde que o ex-presidente do Parlamento Europeu Martin Schulz foi nomeado candidato do partido para concorrer contra Merkel na eleição de 24 de setembro. "O aumento é inédito na história das pesquisas do Bild am Sonntag", escreveu o jornal.

O SPD, parceiro júnior na coalizão governista de Merkel, seguia atrás do bloco conservador há anos em pesquisas de opinião, até que a nomeação de Schulz reviveu o apoio ao partido, que venceu uma eleição pela última vez em 2002, com Gerhard Schroeder.

Na sexta-feira, o Grupo de Pesquisa Eleitoral publicou uma pesquisa de opinião para a rede de TV ZDF mostrando o SPD com 30 por cento, mas ainda atrás da CDU/CSU, que tinha 34 por cento.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelEleições

Mais de Mundo

China promete 'contramedidas firmes' contra EUA e Taiwan por vendas de armas

Arábia Saudita ataca carregamento de armas dos Emirados Árabes no Iêmen

Eleições de 2025 tiveram avanço da direita na América do Sul

Trump alerta Irã sobre possível ataque e endurece recado ao Hamas