Mundo

Partido de Hugo Chávez vence, mas não obtém maioria de 2/3

O Partido Socialista Unido da Venezuela conseguiu eleger 95 deputados, número que diminui o poder político de Chávez na Assembleia

Hugo Chávez, presidente da Venezuela: votação no parlamento não atingiu a meta pretendida (.)

Hugo Chávez, presidente da Venezuela: votação no parlamento não atingiu a meta pretendida (.)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de setembro de 2010 às 07h14.

Caracas - O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), do presidente Hugo Chávez, reconheceu hoje que não atingiu a meta que tinha se proposto de somar 110 deputados, dos 165 que compõem a Assembleia Nacional, nas eleições do domingo.

"A meta era de 110 deputados. Não nos foi possível alcançá-la, no entanto obtivemos 95 deputados, uma maioria contundente, uma vitória contundente", disse à imprensa Aristóbulo Istúriz, chefe de campanha do PSUV.

"Este resultado nos reafirma como a primeira força política do país", acrescentou Istúriz, antes de fazer um apelo: "Unir-nos mais do que nunca, porque esta é uma luta longa, de todos os dias, uma batalha que não termina".

O dirigente do PSUV disse que os parlamentares da nova Assembleia durante os próximos cinco anos "serão uma força importante para continuar com a construção do socialismo".

O PSUV tinha manifestado previamente às eleições que consideraria uma derrota não alcançar 110 cadeiras, número que permite aprovar qualquer tipo de lei sem que a oposição possa impedi-lo.

Com 95 deputados, o PSUV poderá aprovar leis ordinárias que requerem uma maioria simples, mas não poderá legislar sobre leis orgânicas para as quais são necessários 110 votos.

Leia mais notícias sobre a Venezuela

Siga as últimas notícias de Mundo no Twitter

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEleiçõesPolíticaVenezuela

Mais de Mundo

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia