Mundo

Partido governante perde eleições para Senado japonês, segundo TV pública

Tóquio - O Partido Democrático (PD), do primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, perdeu as eleições para metade das 242 cadeiras do Senado e, com isso, a maioria na casa, segundo a rede de televisão pública "NHK". Faltando atribuir 14 das 121 cadeiras em disputa, o PD teria obtido 40 senadores e seguramente não chegará a […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2010 às 13h33.

Tóquio - O Partido Democrático (PD), do primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, perdeu as eleições para metade das 242 cadeiras do Senado e, com isso, a maioria na casa, segundo a rede de televisão pública "NHK".

Faltando atribuir 14 das 121 cadeiras em disputa, o PD teria obtido 40 senadores e seguramente não chegará a 50 - a legenda precisaria de 56 para manter o controle no Senado.

As eleições de hoje foram as primeiras no Japão desde que o PD arrasou os liberal-democratas no pleito geral de setembro do ano passado, conseguindo maioria absoluta na Câmara Baixa.

Os japoneses vão às urnas a cada três anos para eleger metade dos senadores, cujo mandato é de seis anos.

Este foi o primeiro teste eleitoral para o primeiro-ministro Kan, no cargo desde 8 de junho depois da renúncia de Yukio Hatoyama, que deixou o poder devido à queda de popularidade ocorrida por não cumprir a promessa de tirar a base americana de Okinawa, no sul do Japão. EFE.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEleiçõesJapãoPaíses ricosPolítica

Mais de Mundo

'Botões de pânico' e equipes SWAT: EUA se prepara para agitação eleitoral no dia da votação

Eleições nos EUA: quantos delegados cada estado americano tem?

Trump ameaça impor tarifas de 25% ao México se país não contiver 'ofensiva' de 'criminosos'

Grevistas da Boeing votarão novo acordo coletivo