Mundo

Parlamento britânico rejeita estender prazo do Brexit

Propostas queriam evitar saída do Reino Unido da UE sem acordo caso Câmara não aprove tratado até dia 26

Emendas foram reprovadas por 321 a 298 e 322 a 290 (Toby Melville/Reuters)

Emendas foram reprovadas por 321 a 298 e 322 a 290 (Toby Melville/Reuters)

E

EFE

Publicado em 29 de janeiro de 2019 às 19h25.

Última atualização em 31 de janeiro de 2019 às 12h41.

Londres - O parlamento do Reino Unido rejeitou nesta terça-feira duas emendas que exigiam que o governo de Theresa May pedisse uma extensão do prazo para deixar a União Europeia (UE) se não houver um acordo entre as partes ainda neste mês.

As emendas, propostas por duas deputadas da oposição trabalhista - Yvette Cooper e Rachel Reeves -, foram derrotadas por 321 a 298 e 322 a 290, respectivamente, na votação na Câmara dos Comuns.

As duas propostas tinham como objetivo descartar qualquer hipótese de um "Brexit" sem acordo caso a Câmara dos Comuns não aprove até o próximo dia 26 um pacto com a UE.

A sugestão feita por Cooper tinha obtido apoio explícito da direção do Partido Trabalhista, assim como de alguns deputados conservadores, aliados de May.

"Me preocupa profundamente que o atraso e a intenção do governo de 'perseguir unicórnios' termine com uma saída sem acordo por acidente", alertou Cooper durante o debate sobre as emendas realizado na Câmara dos Comuns.

Em discurso para os deputados, May voltou a mostrar oposição às emendas trabalhistas. "Um adiamento sem ter um plano alternativo é uma estrada que leva a lugar nenhum", criticou.

A primeira-ministra anunciou mais cedo que voltará a Bruxelas para tentar renegociar o mecanismo de salvaguarda para a Irlanda do Norte, o ponto que gera mais divergência no acordo, e tentar fazer com que a Câmara dos Comuns aprove o texto modificado.

May pretende apresentar um acordo modificado no dia 13 de fevereiro, mas a Comissão Europeia já afirmou que o atual acordo do "Brexit", assinado é definitivo e que não vai renegociá-lo.

Assim que a primeira-ministra fizer uma nova proposta para que a região deixe o bloco europeu, os deputados terão uma segunda oportunidade de propor emendas que modifiquem o texto apresentado pelo governo britânico. EFE

Acompanhe tudo sobre:BrexitReino UnidoTheresa May

Mais de Mundo

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países