Mundo

Parlamentares britânicos preparam ação legal para adiar Brexit

Estratégia será usada caso o premiê Boris Johnson tente desobedecer a legislação que o obriga a buscar um novo adiamento da saída do Reino Unido da EU

Brexit: manifestantes contra saída da UE protestam do lado de fora do Parlamento britânico  (Henry Nicholls/Reuters)

Brexit: manifestantes contra saída da UE protestam do lado de fora do Parlamento britânico (Henry Nicholls/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 7 de setembro de 2019 às 14h27.

Londres - Parlamentares britânicos estão preparando uma ação legal caso o primeiro-ministro Boris Johnson tente desobedecer a legislação que o obriga a buscar um novo adiamento ao Brexit, afirmou o líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, de oposição, neste sábado.

Um projeto de lei da oposição que forçaria Johnson a pedir à União Europeia uma extensão para a saída do Reino Unido, para evitar que o país deixe o bloco em 31 de outubro sem um acordo de transição, foi aprovado pela câmara alta do Parlamento, a Câmara dos Lordes, na sexta-feira.

A rainha Elizabeth deve sancionar o projeto na segunda-feira.

A BBC noticiou mais cedo que parlamentares, incluindo conservadores moderados expulsos do partido nesta semana por apoiarem o projeto, montaram uma equipe legal e estão dispostos a ir à Justiça para colocar a legislação em prática, se necessário.

Corbyn afirmou que o Partido Trabalhista não faz parte dos que estão preparando a ação legal, mas disse estar ciente das manobras de parlamentares envolvendo a questão.

O governo não fez comentários de imediato.

Johnson, um dos líderes da campanha para deixar a UE durante o referendo de 2016 sobre o Brexit, assumiu em julho, após sua antecessora do Partido Conservador, Theresa May, deixar o cargo, depois de três tentativas fracassadas de fechar um acordo com Bruxelas através do Parlamento.

Johnson prometeu tirar o Reino Unido da União Europeia em 31 de outubro, com ou sem um acordo com o bloco.

O jornal Daily Telegraph noticiou neste sábado que o primeiro-ministro está preparado para desafiar a instrução do Parlamento de solicitar uma extensão ao processo do Brexit caso fracasse em acertas um novo acordo.

Acompanhe tudo sobre:Boris JohnsonBrexitReino Unido

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA