Paris trabalhará com governo grego para aplicação do resgate

O porta-voz do Ministério de Exteriores da França disse que o país está determinado a trabalhar com o futuro governo grego para o início do programa

Paris - A França afirmou nesta sexta-feira, em reação à renúncia do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, que seguirá trabalhando com o governo que for eleito provavelmente em setembro, como vem fazendo nas últimas semanas, para aplicar o programa do terceiro resgate à Grécia aprovado em julho.

Um porta-voz do Ministério de Exteriores da França, perguntado pela imprensa sobre a posição da pasta com relação à renúncia de Tsipras e sobre o risco de incerteza que isso gera, se limitou a responder que o Executivo francês "toma nota" da decisão do primeiro-ministro grego.

"As autoridades francesas e gregas -acrescentou- tiveram contatos muito contínuos nas últimas semanas sobre o terceiro programa de ajuda, que deve permitir à Grécia voltar a crescer e a criar emprego".

O porta-voz insistiu que esses contatos "vão continuar" e que a "França está determinada a trabalhar com o futuro governo grego para o início desse programa que acaba de ser aprovado pelo conjunto dos Estados da zona do euro".

O presidente francês, François Hollande, foi um dos principais apoiadores de Tsipras perante o resto dos líderes dos países da zona do euro durante as negociações que terminaram com o acordo de 13 de julho para manter Atenas na moeda única em troca de um pacote de reformas e de medidas de austeridade.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.