Mundo

Paraguai emite alerta após 43 casos de chicungunha na fronteira com Brasil

O ministério da Saúde Pública do Paraguai declarou um alerta preventivo após confirmar 43 dos 45 registros de chicungunha no país

Paraguai: desde janeiro, 45 casos de chicungunha foram confirmados no país (Mario Valdez/Reuters)

Paraguai: desde janeiro, 45 casos de chicungunha foram confirmados no país (Mario Valdez/Reuters)

E

EFE

Publicado em 11 de maio de 2018 às 12h03.

Assunção - O Ministério da Saúde Pública do Paraguai declarou nesta sexta-feira o alerta preventivo no departamento de Amambaí, na fronteira com o Brasil, após serem confirmados 43 casos de chicungunha, do total de 45 registrados em todo o país.

A pasta de saúde afirmou que a medida envolve uma intensificação do controle vetorial para o elevado índice de infestação de larvas na área da cidade de Pedro Juan Caballero, capital do departamento, que propicia a dispersão do Aedes aegypti, o mosquito vetor.

Desde janeiro, e em nível nacional, o Ministério registrou um total de 45 casos confirmados de chicungunha e 224 casos prováveis.

Deles, 43 procedem de 12 bairros de Pedro Juan Caballero, onde foram detectadas condições favoráveis ao mosquito transmissor como uma ineficiente coleta de lixo, um planejamento desordenado e uma instabilidade climática que dificulta o controle químico do Aedes.

Além disso, a pasta informou que o número de casos de dengue confirmado neste ano chega a 2.920, enquanto os prováveis são 21.768, com 13 mortos.

Acompanhe tudo sobre:BrasilDoençasParaguai

Mais de Mundo

Biden afirma que emergência climática é “a maior ameaça existencial da humanidade”

Governo da Argentina revoga 43 normas que visavam intervenção do Estado nos mercados

"Apenas arranhamos a superfície dos desafios", diz Lula ao repassar presidência do G20

Lula se reúne com o primeiro-ministro da Índia durante G20