Mundo

Para republicanos, Obama não deve nomear sucessor de Scalia

Os seis pré-candidatos que restaram na corrida presidencial fizeram protestos em debate ontem à noite

Donald Trump em Iowa, EUA,  em 01.02. 2016 (Getty Images)

Donald Trump em Iowa, EUA, em 01.02. 2016 (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de fevereiro de 2016 às 09h04.

Greenville - A recente morte do juiz da Suprema Corte dos Estados Unidos, Antonin Scalia, foi um dos principais temas do debate do Partido Republicano na noite de ontem (horário local).

A uma semana das primárias do Estado da Carolina do Sul, os seis pré-candidatos que restaram na corrida presidencial disseram que o presidente Barack Obama não deveria apontar o sucessor para a cadeira de Scalia, um notável defensor das causas conservadoras.

Apenas Jeb Bush afirmou que Obama tem "todo o direito" de fazer outra nomeação. O ex-governador da Flórida disse, no entanto, que o presidente deveria escolher um nome "de consenso" que agradaria a ambos os partidos no Senado.

Os outros cinco pré-candidatos, no entanto, disseram que os republicanos deveriam se esforçar ao máximo para bloquear qualquer indicação de Obama, que já colocou outros dois magistrados na Suprema Corte norte-americana.

"Mitch McConnell e todos os outros devem bloqueá-la", disse o empresário Donald Trump, que lidera a corrida republicana. "O que precisam fazer é adiar, adiar, adiar".

Para Ted Cruz, o principal adversário de Trump até o momento, ao permitir que Obama nomeie outro juiz, os republicanos cederiam o controle da Suprema Corte por toda uma geração.

Outro embate que dominou o evento de ontem aconteceu entre Trump e Bush. O bilionário teceu críticas ao ex-presidente George W. Bush sobre a guerra do Iraque, um ataque indireto a Jeb, dizendo que ele teria mentido para a população.

"Certamente, a guerra do Iraque foi um enorme erro", disse Trump.

Bush rebateu as críticas, afirmando que Trump tem predileção particular em atacá-lo. "Enquanto ele estava participando de um reality show, meu irmão estava montando um aparato de segurança para o país", disse.

Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)Países ricosPartido Republicano (EUA)PersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Republicanos exigem renúncia de Biden, e democratas celebram legado

Apesar de Kamala ter melhor desempenho que Biden, pesquisas mostram vantagem de Trump após ataque

A estratégia dos republicanos para lidar com a saída de Biden

Se eleita, Kamala será primeira mulher a presidir os EUA

Mais na Exame