Mundo

Para pai de Snowden, verdade sobre caso do filho ainda virá

"Estou muito decepcionado e zangado", confessou hoje o pai do ex-técnico da Agência Nacional de Segurança (NSA) à rede "NBC"


	"Tenho confiança em meu filho", disse o pai de Snowden. "Estou absolutamente seguro de que está dizendo a verdade"
 (REUTERS / Ewen MacAskill / The Guardian)

"Tenho confiança em meu filho", disse o pai de Snowden. "Estou absolutamente seguro de que está dizendo a verdade" (REUTERS / Ewen MacAskill / The Guardian)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de julho de 2013 às 15h27.

Washington - O pai do ex-técnico da CIA Edward Snowden, Lon Snowden, disse nesta sexta-feira que se sentia "muito decepcionado e zangado" porque a verdade não está sendo dita ao povo americano, mas que ela "está por vir".

"Estou muito decepcionado e zangado", confessou hoje o pai do ex-técnico da Agência Nacional de Segurança (NSA) à rede "NBC".

Lon Snowden afirmou que viu "de perto os 36 membros dos dois comitês de inteligência (do Congresso) e o povo americano não sabe toda a verdade" e que "a verdade está por vir".

"Houve um esforço de muitos destes congressistas para demonizar meu filho, para chamar a atenção para meu filho, e não falar sobre sua responsabilidade para garantir que estes programas fossem constitucionais. Foram ou cúmplices ou negligentes", afirmou.

"Tenho confiança em meu filho", disse o pai do jovem. "Estou absolutamente seguro de que está dizendo a verdade."

Enquanto muitos funcionários do governo insistem que os programas revelados por Snowden são cruciais para a segurança nacional, seu pai vê um motivo mais obscuro.

"Muitas dessas pessoas voltarão e dirão que devemos financiar estes programas obscenamente caros que produzem enormes lucros para empresas como Booze Allen Hamilton (companhia terceirizada da NSA para a qual trabalhava Snowden)", acrescentou.

O governo americano pediu esta semana às autoridades russas que esclareçam o status do jovem, após a aparição de versões contraditórias sobre a situação do ex-técnico da CIA.

Snowden se encontra ainda à espera dos trâmites burocráticos para receber o documento que lhe permitirá deixar a zona de trânsito do aeroporto moscovita de Sheremetyevo, onde permanece desde 23 de junho, e entrar no território da Rússia, país para o qual pediu asilo.

Acompanhe tudo sobre:Edward SnowdenEspionagemEstados Unidos (EUA)Países ricosProcessos judiciais

Mais de Mundo

Há comida nos mercados, mas ninguém tem dinheiro para comprar, diz candidata barrada na Venezuela

Companhias aéreas retomam gradualmente os serviços após apagão cibernético

Radiografia de cachorro está entre indícios de esquema de fraude em pensões na Argentina

Trump conversa com Zelensky e promete "negociação" e "fim da guerra" na Ucrânia

Mais na Exame