Mundo

Paquistão promete retaliar ações da Otan

Anúncio foi feito após um ataque de helicópteros da aliança à zona fronteiriça entre o país e o Afeganistão

11º Paquistão (Wikimedia Commons)

11º Paquistão (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2011 às 08h44.

Islamabad - O Exército do Paquistão anunciou ontem que vai revidar qualquer ataque da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) a seu território. O anúncio foi feito após um ataque de helicópteros da aliança à zona fronteiriça entre o país e o Afeganistão, no sábado, deixar 24 soldados paquistaneses mortos.

Sob pressão por não ter revidado ao bombardeio de duas horas, o comandante das Forças Armadas paquistanesas, general Ashfaq Kayani, enviou uma carta a seus subalternos com a nova determinação, que deve tornar ainda mais tensas as relações do país com seus aliados ocidentais, enfraquecidas desde a operação especial americana que matou o líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, em território paquistanês, em maio.

"Quero enfatizar e não deixar ambiguidades: sob ataque, vocês têm toda liberdade de ação para reagir", escreveu o comandante, segundo o jornal britânico The Guardian. "Qualquer ato de agressão será respondido com toda força, independentemente dos custos e consequências."

Segundo a ministra da Informação, Firdous Awan, a decisão de Kayani teve respaldo do governo. Em reunião com o Conselho de Segurança Nacional, o premiê Yussuf Raza Gilani obteve apoio unânime de seu gabinete. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. (AP)

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaOtanPaquistão

Mais de Mundo

'A defesa da democracia é mais importante do que qualquer título', diz Biden em discurso

Governo Lula se diz irritado com falas de Maduro, mas evita responder declarações

Netanyahu discursa no Congresso americano sob protestos de rua e boicote de dezenas de democratas

Em discurso a irmandade negra, Kamala pede ajuda para registrar eleitores e mobilizar base a votar

Mais na Exame