Ataque do Taleban a aeroporto: Paquistão enviou tropas, artilharia e helicópteros para combater os insurgentes (Athar Hussain/Reuters)
Da Redação
Publicado em 16 de junho de 2014 às 12h13.
Miranshah - Caças paquistaneses atacaram o Waziristão do Norte nesta segunda-feira, um dia depois de o Exército anunciar o início de uma operação militar em larga escala para expulsar insurgentes <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/islamismo">islâmicos</a></strong> da região volátil na fronteira com o <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/afeganistao">Afeganistão</a></strong>.</p>
A operação militar foi precipitada por um ataque com mortes lançado pelos insurgentes no maior aeroporto do Paquistão há uma semana. O Paquistão enviou tropas, artilharia e helicópteros para combater os insurgentes no Waziristão do Norte.
O Taliban e seus aliados da etnia uzbeque no Waziristão do Norte reivindicaram a autoria do ataque de 8 de junho no aeroporto de Karachi.
O Exército disse que os aviões de combate destruíram na manhã desta segunda-feira seis esconderijos no setor de Shawal, do Waziristão do Norte, reduto de alguns dos militantes mais temidos do Paquistão e de comandantes da Al Qaeda.
"Nesses ataques precisos, 27 terroristas foram mortos. Não há população (civil) na área", disse um comunicado. O Taliban parece determinado a enfrentar a ofensiva. No primeiro ataque desde o início da operação, pelo menos seis soldados paquistaneses foram mortos nesta segunda-feira quando uma bomba atingiu um comboio do Exército ao norte de Miranshah, disse o Exército.
Em um comunicado emitido em resposta à ofensiva, o Taliban disse que as empresas estrangeiras que operam no Paquistão vão sentir a força de sua vingança.