Mundo

Papa pede revisão de leis para ajudar refugiados

Apelo dele chega em um momento no qual várias nações europeias querem fechar suas fronteiras a imigrantes e refugiados


	Papa Francisco: apelo chega em momento no qual várias nações europeias querem fechar suas fronteiras
 (Matt Rourke-Pool/Getty Images)

Papa Francisco: apelo chega em momento no qual várias nações europeias querem fechar suas fronteiras (Matt Rourke-Pool/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2015 às 10h02.

Cidade do Vaticano - O papa Francisco pediu nesta terça-feira que os países revejam suas leis de imigração para acolher refugiados e ajudá-los a se integrar na sociedade e se tornar moradores legais.

O apelo dele chega em um momento no qual várias nações europeias querem fechar suas fronteiras a imigrantes e refugiados e a imigração se tornou um tema de destaque na campanha presidencial dos Estados Unidos.

"Com respeito aos imigrantes, pediria que a legislação sobre a imigração seja revisada, de forma que, enquanto respeita direitos e responsabilidades recíprocos, possa refletir uma prontidão para dar as boas-vindas aos imigrantes e facilitar sua integração", declarou o papa em sua mensagem para o Dia Mundial da Paz da igreja católica.

A mensagem anual é enviada a chefes de Estado e de governo, além de organizações internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU).

"Deveria ser dada atenção especial às condições de residência legal, já que viver clandestinamente pode levar a um comportamento criminoso", afirmou o pontífice.

Durante uma visita ao México planejada para fevereiro próximo, o primeiro papa latino-americano rezará uma missa na fronteira com os Estados Unidos, onde se espera que ele defenda os direitos dos imigrantes.

Os pré-candidatos presidenciais republicanos envolvidos na disputa pela Casa Branca em 2016 estão propondo planos para limitar a imigração ilegal, e o favorito Donald Trump ameaçou deportar 11 milhões de pessoas.

Acompanhe tudo sobre:ImigraçãoPapa FranciscoPapasRefugiados

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo