Exame Logo

Papa pede esforços para encontrar submarino perdido na Argentina

Desde quarta-feira não se sabe nada sobre submarino da Marinha perdido com 44 tripulantes a bordo no país

Papa enviou mensagem ao ordinário militar argentino Santiago Olivera (Max Rossi/Reuters)
E

EFE

Publicado em 18 de novembro de 2017 às 13h08.

Última atualização em 20 de novembro de 2017 às 17h03.

Cidade do Vaticano, 18 nov (EFE).- O papa Francisco encorajou neste sábado, em mensagem ao ordinário militar argentino Santiago Olivera, os esforços para encontrar o submarino da Marinha perdido com 44 tripulantes a bordo do que não se sabe nada desde quarta-feira.

"O papa Francisco assegura sua fervente oração pelos 44 tripulantes do 'ARA San Juan', que se encontra desaparecido desde a quarta-feira passada e lhe roga que envie a seus familiares e às autoridades militares e civis desse país a sua solidariedade nestes difíceis momentos", afirma a mensagem.

Veja também

"Além disso, encoraja os esforços que estão sendo efetuados para encontrar o navio", acrescenta o texto, assinado pelo secretário de Estado vaticano, Pietro Parolin, em nome do pontífice, como é habitual nestes casos.

"Sua Santidade os confia à maternal intercessão da Santíssima Virgem e, por sua vez, lhes roga que rezem por ele e pelo seu ministério ao serviço do santo povo de Deus, pede ao senhor que lhes infunda serenidade espiritual e esperança cristã nestas circunstâncias", completa a mensagem, que termina com a bênção apostólica que o papa repassa aos destinatários.

Na quarta-feira passada, a Marinha argentina confirmou que um de seus submarinos , com 44 tripulantes, reportou pela última vez sua posição na madrugada daquele dia, razão pela qual, passado um tempo prudencial sem ter comunicação com a embarcação, resolveu ativar na última hora da tarde de quinta-feira o protocolo de busca.

O veículo subaquático tinha partido na segunda-feira do porto de Ushuaia, no sul do país, e dirigia-se de volta à sua base, na cidade de Mar del Plata, na província de Buenos Aires.

O plano de busca do submarino, de origem alemã, se centra em uma região a 430 quilômetros do ponto mais próximo do litoral ao sudeste da península Valdés, na província de Chubut. EFE

Acompanhe tudo sobre:ArgentinaPapa FranciscoSubmarinos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame