Mundo

Papa pede 'acesso seguro' para ajuda humanitária em Gaza

Negociações de trégua entre Israel e Hamas em Gaza foram retomadas no Egito neste domingo, 3

Papa Francisco. ( Agence France-Presse/AFP)

Papa Francisco. ( Agence France-Presse/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 3 de março de 2024 às 10h03.

O papa Francisco pediu, neste domingo, 3, para garantir o "acesso seguro" à ajuda humanitária à Faixa de Gaza, onde persistem os bombardeios israelenses e a população palestina está à beira da fome.

"Carrego no meu coração todos os dias, com dor, o sofrimento da população na Palestina e em Israel devido às hostilidades em curso", disse o papa depois de rezar o Angelus na Praça de São Pedro, no Vaticano.

"Encorajo a continuação das negociações para um cessar-fogo imediato em Gaza e em toda a região, para que todos os reféns [israelenses] sejam libertados e devolvidos às suas famílias, que os esperam com angústia, e que a população civil [de Gaza] possa ter acesso seguro à ajuda humanitária de que tanto necessita", acrescentou.

Ajuda humanitária

"Chega, por favor, parem", insistiu o pontífice argentino. Uma entrega de ajuda humanitária na cidade de Gaza terminou em tragédia na quinta-feira, depois que soldados israelenses abriram fogo contra uma multidão que avançava contra os caminhões. Segundo o Hamas, 118 pessoas morreram.

Representantes do movimento islamista palestino, do Catar e dos Estados Unidos estiveram neste domingo no Egito para iniciar "uma nova rodada de negociações" sobre uma trégua em Gaza, segundo a imprensa egípcia pró-governo.

Acompanhe tudo sobre:Papa FranciscoIsraelHamas

Mais de Mundo

Grupo rebelde que derrubou regime na Síria anuncia que dissolverá seu braço armado

Naufrágio de 2 petroleiros deixa mancha de óleo de 30km na Rússia

UE reabrirá delegação em Damasco após primeiros contatos com novas autoridades da Síria

Cuba reconhece que está 'preocupada' com efeito econômico do retorno de Trump