Mundo

Papa Francisco recebe presidente israelense no Vaticano

No encontro, o pontífice recebeu um convite oficial do governante israelense para visitar Jerusalém


	Papa Francisco cumprimenta o presidente de Israel, Shimon Peres: a última vez que um papa viajou à Terra Santa foi em maio de 2009
 (Ettore Ferrari/Reuters)

Papa Francisco cumprimenta o presidente de Israel, Shimon Peres: a última vez que um papa viajou à Terra Santa foi em maio de 2009 (Ettore Ferrari/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de abril de 2013 às 11h24.

Cidade do Vaticano - O papa Francisco recebeu nesta terça-feira o presidente de Israel, Shimon Peres, no Vaticano, onde mantiveram um encontro a sós durante meia hora, no qual o pontífice recebeu um convite oficial do governante israelense para visitar Jerusalém.

"Espero-lhe em Jerusalém. Não só eu, mas todo o povo de Israel", afirmou Peres ao se despedir do papa Francisco, com quem se reuniu na biblioteca privada do pontífice, situada no Palácio Apostólico.

Em comunicado, o Vaticano assinalou que "o cordial colóquio" foi pautado pela situação política e social no Oriente Médio.

"Foi realizado um rápido reatamento das negociações entre israelenses e palestinos, para que, com decisões valentes e disponibilidade por ambas as partes, assim como o apoio da comunidade internacional, se possa alcançar um acordo respeitoso das legítimas aspirações dos dois povos e, desta forma, contribuir com a paz e a estabilidade na região", acrescentou o Vaticano.

Segundo o Vaticano, a Síria também esteve no centro das conversas, já que tanto o papa como Peres expressaram suas "preocupações" pelo conflito que aflige esse país ao defender "uma solução política que privilegie a lógica da reconciliação e do diálogo".

Durante o encontro, além do convite citado, Peres também contou a Francisco que seguirá amanhã a Assis, no centro da Itália, para receber a "Medalha de Honra pela Paz", concedida pelos franciscanos, na basílica de San Francisco.


Após a conversa, Peres apresentou ao papa o séquito que lhe acompanhava, formado por dez pessoas, antes da tradicional troca de presentes.

O presidente de Israel presenteou o papa Francisco com uma Bíblia de Jerusalém. No livro, Peres escreveu. "A Sua Santidade o papa Francisco. Que possa prosperar em tudo que faz e onde for. Com profunda estimativa". Já Francisco presenteou o presidente israelense com três medalhas papais.

Após o encontro com o papa, Peres destacou que o Vaticano tem "um importante papel na estabilidade do Oriente Médio" e se mostrou convencido que a visita do pontífice a Jerusalém "contribuirá com a paz".

O líder acrescentou que, durante essa suposta visita, trataria com o papa Bergoglio questões como o "impulso à paz e a estabilidade no Oriente Médio, o progresso nas conversas de paz entre Israel e os palestinos, a luta comum contra a pobreza no mundo e o aprofundamento das relações entre cristãos e judeus".

Antes de visitar o Vaticano, Peres se reuniu em Roma com o novo primeiro-ministro da Itália, Enrico Letta, enquanto, após o encontro com o papa, Peres também se reuniu com o secretário de Estado vaticano, o cardeal Tarcisio Bertone, e o "ministro das Relações Exteriores" do Vaticano, o arcebispo Dominique Mamberti.

A última vez que um papa viajou à Terra Santa foi em maio de 2009, quando Bento XVI visitou Jordânia, Israel e os Territórios Palestinos. 

Acompanhe tudo sobre:CatólicosIgreja CatólicaPapa FranciscoPapas

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua